A primeira movimentação de um trem carregado exclusivamente com algodão em pluma do Brasil aconteceu em novembro/21 e foi divulgada há pouco. Ao todo, 104 contêineres de 40 pés, levaram cerca de 24 toneladas cada. O total transportado foi de aproximadamente 2,5 mil toneladas.
O comboio de vagões percorreu mais de 1.500 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis (MT) e a cidade de Cubatão (SP). Ali foram distribuídos em terminais portuários de Santos (SP) para seguirem em direção à China.
A ação é fruto de parceria ente a Louis Dreyfus Company (LDC), empresa global do agronegócio, e a Brado, especializada em logística multimodal, juntamente com o armador CMA CGM.
Exportação
A Ásia é o continente com o maior consumo da fibra no mundo. Na última safra 2020/21, a China foi o destino de mais 30% das exportações brasileiras de algodão. Então, o Brasil se consolidou como o segundo maior exportador mundial de algodão atrás dos Estados Unidos. Os dados são da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2020/21 deverá atingir 2,35 milhões de toneladas. As exportações brasileiras, durante o ciclo de julho/21 a julho/22, deverão atingir cerca de 1,7 milhão de toneladas, segundo previsões da Anea.
Isso incentiva o setor a buscar soluções na logística multimodal. Pois elas aumentem a competitividade do algodão brasileiro.
Parcerias
Henrique Snitcovski, diretor executivo de Algodão, Grãos & Oleaginosas, Região North Latam da LDC, disse que as parcerias são importantes para a empresa.
“Trabalhamos constantemente no desenvolvimento de parcerias-chave para maximizar volumes, minimizar possíveis gargalos e promover iniciativas inovadoras e sustentáveis. Tudo para contribuir na promoção da imagem do algodão brasileiro nos principais mercados consumidores”.
A Brado desenvolveu um terminal multimodal com estrutura eficiente para garantir a movimentação dos fardos de pluma de algodão. “É exclusiva e tem conexão direta para ferrovia.” A afirmação é de Vinicius Cordeiro, gerente executivo comercial da Brado.
“Com esta operação inédita, proporcionamos uma solução inovadora. O nível de segurança entre sinistros e avarias é altíssimo, e as emissões ferroviárias são quase sete vezes menores do que as rodoviárias. Assim, estamos trazendo novas alternativas à cultura sustentável do algodão”, afirma.