A edição de maio da A Granja veicula no Espaço CESB artigo que destaca a importância da irrigação para se garantir e até melhorar em muito a produtividade da soja. Sobretudo quando ocorre déficit de chuvas.
Mas mais do que saber sobre a relevância da irrigação para a soja, já é possível saber os efeitos da análise da eficiência climática, ou seja, a produtividade atingível pela produtividade potencial.
Yield Gap
E também a Yield Gap, a quebra de produtividade. Em síntese, o rendimento pode variar de 15% a mais de 70% em função do gerenciamento da prática e também do manejo geral da cultura, destaca o artigo de autoria da engenheira agrônoma Veranice Silviane Borges Alves, mestre em Agronomia e coordenadora técnica do CESB, e Bárbara Faria Sentelhas,CEO da Agrymet.
Uso do solo
As autoras destacam que mesmo com a irrigação, é fundamental ao produtor adotar medidas para melhorar a eficiência no uso da água pelas plantas. “E, quando não for possível irrigar, a adoção de manejos alternativos e preventivos torna-se ainda mais importante especialmente em anos de anomalias por falta de chuva. Cabe relembrar que áreas irrigadas com a mesma lâmina podem mostrar respostas diferentes na produtividade devido à grande contribuição do manejo adotado, além das diferenças em relação à exigência hídrica de cada cultivar”, afirmam Veranice e Bárbara.
Fonte: A Granja