A Expointer 2024 chamada pela Associação Gaúcha dos Criadores de Búfalos (Ascribu) de “a feira dos milagres”, devido às enchentes, será inesquecível para muitas pessoas.
Mas, para Delfino Becker Barbosa, proprietário da Cabanha Panorama, de Camaquã/RS, será ainda mais.
O criador recebeu, aos 90 anos, o título de Patrono Ascribu da 47ª Expointer e mais dois troféus pelos machos super campeões das raças Mediterrâneo e Murrah
Neste ano foram escolhidos como patronos dois precursores na criação de búfalos no Rio Grande do Sul, que fazem parte da associação desde o seu início, em 28 de setembro de 1978.
“Fico muito honrado em receber este prêmio e acredito que outras pessoas até mereceriam mais que eu, pois sou antigo. O trabalho se modernizou muito e os jovens estão fazendo muito melhor que nós”, comentou Barbosa.
O outro homenageado foi Vasco Costa Gama, que não pode estar presente na cerimônia.
Criadores premiados
Na sequência, foram premiados os criadores Guilherme Aydos e Luísa Pinheiro, da Cabanha da Herdade, de Gravataí/RS, pela conquista do título de Grande Campeã Fêmea Murrah; e as criadoras mirins Ana e Lia Möller, da fazenda O Butiá, de Viamão/RS, pela Grande Campeã Fêmea Mediterrâneo.
Ainda foram reconhecidos o vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, por sua atuação no pós-enchente histórica ocorrida em maio de 2024, na reconstrução da Casa do Búfalo.
“Eu precisava reconhecer o Raphael que colocou toda a sua equipe à disposição da associação para que conseguíssemos participar da feira”, contou a presidente da Ascribu, Desirée Möller.
O prêmio foi especial.
“Quem vê o parque hoje não acredita em como ele ficou após as chuvas, era cenário de guerra. Eu, inclusive, era favorável de cancelar a feira esse ano e agora estamos todos aqui. Estou muito feliz que conseguimos”, falou Gonçalves.
Mais sobre a feira em Os campeões e campeãs do Freio de Ouro da Expointer 2024
Outro ponto alto foi o sorteio da égua Quarto de Milha com Halfinger, doada pelo criador Edu Haik, que arrecadou mais de R$ 50 mil, em rifa solidária para ajudar nos prejuízos da associação durante a cheia.
Pela atitude, Haik recebeu um troféu e uma bandeira do Rio Grande do Sul.
“Vocês são muito fortes, fico feliz em ajudar e me sinto também um pouco gaúcho”, agradeceu.
O evento também teve a presença da primeira mulher presidente da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), Mônica Ribeiro de Castro Cunha, que veio de Presidente Prudente/SP para informar como vencedor da rifa Edson Gomes, da cidade de Pedro Gomes/MS. A noite finalizou com um leilão de búfalos.
Fonte: Ascribu