Com recorde de animais inscritos, a Associação Brasileira de Angus deu início na manhã da terça-feira, 27, ao primeiro dia de julgamentos na pista da Expointer.
As avaliações foram realizadas pelo jurado argentino Carlos Ojea, que elogiou a qualidade dos animais.
“Estou muito impressionado com os animais. Os machos são muito profundos e as fêmeas, todas muito similares com excelente qualidade de aprumos”, disse Ojea.
Os primeiros exemplares avaliados foram da raça Ultrablack.
Na categoria fêmea rústica individual, Nelson Antônio Serpa, da Fazenda Renascença, de Vargem (SC), sagrou-se campeão com a fêmea de tatuagem UT140.
E a Cabanha LS, de Adriano Servelo, em Alegrete (RS), conquistou o título de dupla grande campeã de fêmeas Ultrablack com os exemplares 1489 e 1451, sendo a fêmea de tatuagem 1489 a suprema campeã da raça.
Nos machos, Ricardo Prado Pinto, da Agropecuária Pitangueira, de Quevedo (RS), foi premiado como campeão rústico individual Ultrablack com o exemplar de tatuagem 8, que também foi coroado como o supremo campeão macho Ultrablack.
Já o reservado campeão rústico individual Ultrablack foi o animal de tatuagem 19, exposto por Carlos Renato Tonet Ferreira, da Cabanha Cantagalo, de Santana do Livramento (RS).
Por fim, a dupla grande campeã de machos Ultrablack foi conquistada pela Cabanha Madrugada, de Vinícius Só Porto, de Cachoeira do Sul (RS), com os animais de tatuagem B09 e B10, sendo o animal de tatuagem B10 eleito o melhor macho rústico (duplas).
Rústicos
O julgamento seguiu com os animais Angus rústicos.
Ricardo Prado Pinto, da Agropecuária Pitangueira, de Quevedo (RS), celebrou a vitória da Campeã Fêmea Rústica Individual PO, com o animal de tatuagem 3283, que também foi eleita a suprema campeã fêmea PO.
Na sequência, José Paulo Dornelles Cairoli, da Fazenda Reconquista, de Alegrete (RS), conquistou a Reservada Campeã Fêmea Rústica Individual PO com o exemplar de tatuagem TE 3685.
A terceira melhor fêmea rústica individual PO foi a de tatuagem 1908, de Mariana Franco Tellechea, da Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS).
O trio grande campeão de fêmeas PO foi o lote de tatuagens TE 3635, TE 3632 e TE 3628, também exposto por José Paulo Dornelles Cairoli, da Fazenda Reconquista.
O trio reservado grande campeão de fêmeas PO foi composto pelas fêmeas de tatuagens 2030A, 1894 e 1888, de Mariana Franco Tellechea, da Cabanha Basca.
Já o terceiro melhor trio de fêmeas PO ficou com os exemplares de tatuagens TEI 04, TEI 05 e TEI 06, de Henrique Dias da Costa Marçolla, da Genética Taipa de Pedra, de Júlio de Castilhos (RS).
O título de melhor fêmea PO (trios) ficou com o exemplar de tatuagem TE 3628, da Fazenda Reconquista, enquanto a reservada melhor fêmea PO foi a de tatuagem TEI 04, da Genética Taipa de Pedra.
A terceira melhor fêmea PO dos trios foi a tatuagem 1894, da Cabanha Basca.
Na categoria rústico individual a melhor fêmea PC foi a de tatuagem 3281, de Ricardo Prado Pinto, da Agropecuária Pitangueira, que também foi consagrada como a Suprema Campeã PC.
Nos machos, José Paulo Dornelles Cairoli, da Fazenda Reconquista, comemorou a vitória do melhor macho rústico individual PO com o animal de tatuagem 3513, que também foi o supremo campeão macho PO.
O reservado melhor macho rústico individual PO foi o exemplar de tatuagem 2250, de Ricardo Prado Pinto, da Agropecuária Pitangueira, de Quevedo (RS).
O terceiro melhor macho rústico individual PO foi o animal de tatuagem 1226, de Zélio Teixeira Dias, da Cabanha Ouro Preto, de Pedras Altas (RS).
Mais sobre a feira em 110 kg/24 horas: vencedora do Concurso Leiteiro da raça Holandesa bate recorde estadual
O trio grande campeão de machos PO foi composto pelos exemplares de tatuagens T182, T181 e T185, da Parceria Rotta Assis, Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS), sendo o animal de tatuagem T185 o melhor macho PO dos trios e o animal T181 o reservado melhor macho PO.
O trio reservado grande campeão de machos PO ficou com os animais de tatuagens 4531, 4527 e 4507, de Carlos Renato Tonet Ferreira, da Cabanha Cantagalo de Santana do Livramento (RS).
O terceiro melhor trio de machos PO foi para os exemplares de tatuagens 4511, 4513 e 4505, também da Cabanha Cantagalo, com o animal de tatuagem 4513 sendo eleito o terceiro melhor macho PO dos trios.
Por fim, o melhor macho PC rústico individual foi o animal de tatuagem FIVT171, da Parceria Rotta Assis, da Estância Tradição, que também foi coroado como o supremo campeão macho PC.
O reservado melhor macho PC rústico individual foi o animal de tatuagem FIV2918, também da Estância Tradição.
Já o terceiro melhor macho PC rústico individual foi o exemplar de tatuagem 709, de César Augusto Rabassa Hax, da Estância Passo Comprido, de Santa Vitória do Palmar (RS).
Nesta quarta-feira, 28, entram em pista os animais Angus e Ultrablack de argola com o julgamento do jurado Carlos Ojea, a partir das 9h.
Fonte: Associação Brasileira de Angus