A quarta-feira, 28 de agosto, marcou a etapa final dos julgamentos de ovinos na 47ª Expointer, em Esteio (RS).
Entraram em pista 148 reses das raças Dorper, White Dorper, Santa Inês, Lacaune e Hampshire Down, dentre os quais foram eleitos os últimos grandes campeões do evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).
Os animais escolhidos como os melhores da raça foram saudados com festa por criadores e expositores. Isso porque a vitória em um evento como a Expointer significa muito mais do que prestígio.
O criador Rafael Ramos Lisboa, da Cabanha Aroeira, de Cachoeira do Sul, destaca que a premiação traz consigo a possibilidade de novos negócios.
“Para nós é de suma importância os resultados favoráveis, principalmente uma Expointer, uma nacional da raça, uma Fenovinos, porque além de enaltecer o trabalho feito lá na fazenda, lá na cabanha, é a maior vitrine, a maior vitrine para posteriormente colher os frutos, que é o fator principal, a questão comercial”, destacou o proprietário do macho adulto Dois 227, grande campeão da raça Hampshire Down.
“Graças a Deus, a Cabanha vem conquistando há vários anos, desde 2016, os principais campeonatos das variadas exposições e estamos colhendo os bons frutos”.
Mais sobre os julgamentos de animais na feira em Raça Braford elege os grandes campeões da Expointer 2024
Raça Lacaune
Conhecido como um grande entusiasta da criação de ovinos da raça francesa Lacaune no Rio Grande do Sul, o produtor Homero Miguel diz que as conquistas aumentam a visibilidade da raça e ainda impulsionam projetos de melhoria genética.
Tanto na manutenção da raça pura, para incrementar a produção de leite, queijos e iogurtes, quanto em cruzamentos interraciais que promovam a melhoria da carcaça.
“A sensação de ser premiado ou não, a mim, não envolve muito, mas sim o crescimento do setor produtivo de leite. Além disso, a Lacaune, combinando com a raça Poll Dorset, em vários testes que fizemos, rende uma carne muito saborosa. Então a ideia é misturar, aproveitar a raça pura e usar para a carne o meio sangue”, conta o dono do Rancho Miguel, que produziu o TE01, grande campeão macho da raça Lacaune.
Os resultados completos por raça com seus campeões podem ser conferidos no site da Arco em www.arcoovinos.com.br, na aba exposições e depois resultados.
Fonte: Arco