Neste 24 de maio a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) completa 95 anos de existência. Nascida nessa data em 1927, foi a primeira federação estadual de agricultura do Brasil. A história da entidade é relatada em detalhes no site da federação
A Sociedade Agrícola Pastoril do Rio Grande do Sul foi a primeira agremiação ruralista criada em solo gaúcho. Fundada em 12 de outubro de 1898, foi ela quem abriu caminho para as federações rurais. Já em abril de 1899, a sociedade realizava a 1ª Exposição Rural de Pelotas. Em 1901, Porto Alegre sediava a primeira exposição estadual, promovida pela Secretaria de Obras Públicas. Estas feiras foram seguidas por várias outras pelo interior do Rio Grande.
Unir associações rurais
Em 1905 começa surgir a ideia de criar uma federação que unisse as associações rurais existentes. Em uma assembleia de criadores de Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1909, foi fundada a Federação das Associações do Rio Grande do Sul. A primeira mostra exclusivamente agropastoril aconteceu, também em Porto Alegre, em 1909, intitulada Exposição Agropecuária, no local onde mais tarde seria construído o Parque de Exposições do Menino Deus, hoje sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação de 20 municípios e cabanhas do Uruguai e da Argentina.
Apesar de existir a federação desde 1909, paralelamente, surgiu a União dos Criadores, fundada em 2 de outubro de 1912. A existência de duas associações com fins semelhantes levou a classe rural a pensar em uma fusão, efetivada em 1921. Nesta nova fase, a entidade recebeu o nome de Federação Rural do Rio Grande do Sul, cuja diretoria era escolhida pelas associações rurais federadas.
Criação da Federação Rural
A federação, no entanto, foi extinta em 1923. Em 30 de agosto de 1926, era criada, na capital, a Associação de Criadores. No mesmo ano de fundação, a associação definiu a realização de uma nova edição do Congresso Rural. No dia 18 de abril de 1927, foi enviada uma circular convidando os criadores gaúchos a reunirem-se em Porto Alegre, no Teatro São Pedro, em maio de 1927. Na pauta do encontro estava a criação da Federação Rural.
No dia 24 de maio de 1927, na sessão inaugural do 2º Congresso Rural, acontece a criação da Farsul sob o nome inicial de Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul (FAR). A proposta foi aprovada por aclamação pelos representantes das 26 associações presentes. Os estatutos da FAR foram aprovados no dia 27 de maio de 1927, na quarta sessão do Congresso Rural. Na mesma sessão, por aclamação, foi eleita a primeira diretoria, cujo presidente era Ricardo Pereira Machado.
Fonte: Farsul