A Embratel anuncia parceria com o Broto para comercialização da oferta Campo Conectado. O serviço busca aumentar a conectividade e habilitar a inovação no agronegócio, disponibilizando cobertura móvel 5G, 4G, CAT-M e NB-IoT. A partir da instalação de antenas, que cobrem 100 mil hectares individualmente, o Campo Conectado leva a rede móvel para dentro da propriedade rural, permitindo o acesso e uso das mais modernas tecnologias para o segmento.
A solução já está disponível no Broto, ecossistema digital do Banco do Brasil em parceria com a BB Seguros, que foi criado para ajudar o setor na expansão de seus negócios. O acordo reforça a categoria Conectividade Rural da plataforma, que ainda dispõe de vantagens para a contratação da solução, fornecendo ao produtor rural acesso facilitado ao crédito/serviços do Banco do Brasil e às proteções da BB Seguros.
“Com o Campo Conectado, a Embratel busca levar o agronegócio ao próximo nível de digitalização, tornando as operações mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, acelerando o desenvolvimento do País. Vamos habilitar o ecossistema de conectividade dos produtores rurais para juntos explorarmos todas as possibilidades e as tecnologias emergentes que ampliarão produtividade no campo, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas para comunicação entre máquinas, Análise de Dados para tomada de decisões, Computação em Nuvem, entre outras”, afirma Marcello Miguel, Diretor-Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.
De acordo com o executivo, a parceria com o Broto irá alavancar ainda mais as iniciativas da Embratel no campo, para a construção de um ambiente efetivamente conectado. “O Broto nos aproxima dos pequenos e médios empreendedores do setor para que possamos apoiá-los em todas as etapas de sua cadeia produtiva”, diz.
A solução da Embratel, que faz parte do portfólio Claro smart, proporciona alta capacidade de transmissão em áreas remotas. Com a contratação do serviço, é feita a instalação de uma ou mais Estações Rádio Base (ERB) na propriedade do cliente, em um projeto personalizado.
As estações utilizam frequências de 700 MHz e 850 MHz para prover maior capacidade de expansão, e os dados trafegam de maneira otimizada, com maior largura de banda, menor latência e maior economia de energia.
Cada antena tem capacidade de cobrir até 100 mil hectares e se conecta com redes 5G, 4G, CAT-M e NB-IoT de qualidade. Além disso, os clientes contam com um Centro de Gestão de Rede, sistema exclusivo para o agronegócio para a gestão da qualidade do sinal disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. A partir disso, novas aplicações que apoiem na transformação digital de todo o ecossistema do agronegócio já podem ser implementadas.
Campo Conectado integra tecnologias
A solução da Embratel associada a outras tecnologias ainda permite a conexão de equipamentos e gerenciamento de máquinas de forma remota com telemetria e compartilhamento de localização dos ativos. Por meio dessa integração, o maquinário coleta e envia os dados do campo para uma central de monitoramento do cliente, facilitando a gestão agrícola e aumentando a eficiência operacional. A tecnologia é capaz de identificar anormalidades na operação de equipamentos, viabilizando uma manutenção preditiva com redução de custos.
Acesse os sites para mais informações sobre o Campo Conectado e a parceria com o Broto.