A quarta-feira (17/05) na Expofeira encerrou com os dez anos da Noite da Pecuária, no salão nobre do Parque Agrícola e Pastoril. O evento promovido pelo Sindicato Rural, Universidade Federal do Pampa -Unipampa e Centro de Tecnologia em Pecuária – CTPEC, foi um sucesso, contando com um bom público integrado principalmente por criadores e universitários. Na pauta “Pecuária & Pessoas”, abordada por Micheline Braga e Ramiro Toledo. A curadoria ficou por conta do professor Ricardo Oiagem.
A primeira apresentação da Noite da Pecuária teve como tema “Gente, a chave do resultado”, com a médica veterinária Micheline Braga, da Otimiza Gestão Rural, de Goiânia (GO).
Valorizar o funcionário e fazer com que ele sinta que faz parte do negócio é um grande diferencial. Segundo Micheline o comportamento do dono é o que realmente faz a diferença nas empresas. “Não importa o que a gente faz e sim como a gente faz”, disse, ressaltando que “gestão participativa é a única maneira de crescer e que é preciso se colocar no lugar do outro”. Chamar as pessoas, escutar se tem alguma ideia de como realizar da melhor forma o que está sendo feito.
Leia também: Embarques de carne bovina in natura atingem maior média diária de 2023
Uma coisa é certa, declarou: “As pessoas querem estar onde sabem que poderão crescer e se sentem valorizadas. Não é a tecnologia que vai fazer sos negócios mudarem, é a equipe”. Ela abordou os cinco pilares principais neste quesito: liderança, cultura e valores da empresa, propósito, domínio e autonomia.
Após, o engenheiro agrônomo Ramiro Toledo, da Vetagro Consultoria, falou sobre “Case de RH: Fazenda Três Figueiras”. Complementando a pauta “Pecuária & Pessoas”, apresentou o case de RH da Fazenda Três Figueiras, modelo em gestão de pessoas no campo, integrando sistema, lavoura e pecuária. De acordo com ele, o diferencial está no tratamento ofertado aos colaboradores, incluindo plano de carreira, alimentação diversificada e nutricional, qualidade dos dormitórios, com split e wifi, exames médicos periódicos, reuniões semanais e capacitações constantes.
Outro item abordado e de grande importância, foi a preparação de sucessores nas gerações das famílias. O encerramento foi com debate entre os participantes e palestrantes.