Com o objetivo de produtores auxiliares agrícolas e técnicos no planejamento de um sistema de integração, Pecuária ( Pecuária ), pesquisada da Embra LPF Favorl para uma planilha eletrônica que possibilita o cálculo rápido de percentual de componente do componente do e floresta) eo autorizado em termos de área. Já disponível para uso pelos produtores e técnicos, uma planilha foi finalizada dentro da Integração Pecuária-Floresta na Região da Campanha no Pampa Gaúcho (IPF-Pampa), apoiada pela Associação Rede ILPF , uma parceria pública privada entre a Embrapa e as empresas Bradesco , Cocamar , John Deere ,Soesp e Syngenta .
Outra novidade é que todas as simulações podem ser salvas na planilha para comparações posteriores. O produtor decide as culturas, forrageiras e as espécies florestais, e a ferramenta auxiliar no planejamento do sistema. Os resultados ajudam o usuário na tomada de decisão, com a orientação do melhor desenho do sistema a ser implantado, de forma a otimizar a ocupação da área.
O engenheiro florestal Alan Felivinha, consultor da empresa Guaranta Engenharia e Meio Ambiente, que leva em consideração a importância da agricultura como as árvores e como culturas agrícolas destaca a área agrícola, assim como o espaço destinado à agricultura operação de máquinas, o que reduz o número de árvores no sistema e no talhão. Falavinha é um dos idealizadores da planilha. “A ferramenta corrige os detalhes de planejamento para melhorar o, tornando-o mais próximo do que é executado no campo”, completa o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (RS).
Além disso, o uso da planilha permite ao produtor ter informações exatas o sistema de uma maneira mais rápida e confiável, cálculos de despesas, segundo cálculo de custos, segundo o Ceiro Magalhães , da Embrapa Agrossilvipastoril (MT). “Como a planilha dá o número exato de árvores para a quantidade, isso o produtor no, cálculo de insumos para a implantação, como fertilizantes e correções”, explica.
A planilha serve para qualquer tamanho de área, qualquer que seja, permite que sejam feitas as espécies florestais e também modificando a orientação do plantio das árvores no talhão. Isso permite uma boa aproximação no caso do plantio em curvas de nível. Na planilha, o produtor pode fazer diversas simulações para otimizar a ocupação da área em função dos seus objetivos.
“O produtor decide se irá plantar ou paralelamente ao lado da área, e maior a informação gerada de um número de árvores a serem plantadas de forma perpendicular ao espaçamento”, descrevem a planilha de forma perpendicular ao espaçamento,”
Fonte: Embrapa Pecuária Sul