O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Política Agrícola, divulgou a lista dos 100 municípios mais ricos no agronegócio.
A análise se baseou nos números da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM) em 2023.
Na lista top-100 estão três municípios do Rio Grande do Sul: Dom Pedrito, na 78ª posição, Santa Vitória do Palmar, em 86º lugar, e Vacaria, em 100º.
Segundo o levantamento, o município gaúcho teve um valor bruto de produção de R$ 1,439 bilhão em 2023.
O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves, justificou na origem agro e nas evoluções e transformações a que este setor se submeteu as razões do município ser o mais destacado no RS, em entrevista ao programa A Granja na TV de quinta-feira, 24, na Ulbra TV.
“A história de Dom Pedrito se confunde com a origem e a história do agronegócio gaúcho, de certa forma. Mas os dados divulgados pelo Ministério da Agricultura em relação ao faturamento de cada município, no ano passado, nos permite estar na lista dos 100 municípios que mais contribuíram e que mais tiveram arrecadação voltada do próprio agronegócio”, ressaltou.
Líder em área de soja
Conforme ele, 20 anos atrás o município não tinha “nem 20 mil, 30 mil hectares de soja plantados”. “Hoje somos o líder no RS, com mais de 170 mil hectares de soja plantados, o maior produtor de soja do RS”, justificou.
“Não diminuímos com isso de maneira tão considerável o número da lavoura de arroz. Pelo contrário. O arroz irrigado continua ganhando força no nosso município, especialmente nos momentos em que o preço reage um tanto. Já tivemos em torno de 50/55 mil hectares de arroz e hoje estamos em torno 35 mil a 40 mil hectares de arroz. E pode superar isso no próximo plantio”, acrescentou.
Confira mais em Saiba quais municípios gaúchos estão entre os 100 mais ricos no agronegócio brasileiro
Integração lavoura-pecuária
“E o mais interessante: se a origem é o gado, há muito anos contamos com uma pecuária que nos permite contar em torno de 250 mil cabeças de gado no nosso município. E mesmo com todo este avanço da soja e todo o avanço do arroz, nós continuamos com este número porque nós mudamos a forma de fazer pecuária através da integração lavoura-pecuária”, complementou.
“E, além disso, mantivemos a excelência da carne do cordeiro, mantivemos esta capacidade incrível de inovação além das lavouras e cultivos tradicionais, tendo hoje vinhos premiados no Brasil e no mundo com quatro vinícolas na cidade, azeite de oliva sendo produzido com as oliveiras daqui, uma feira de produtores de toda a sexta-feira na praça que representa a força do pequeno produtor. E isso tudo de maneira integrada”.
Confira a entrevista completa com o prefeito assim como o programa na íntegra e mais informações sobre o agro na edição de A Granja na TV de quinta-feira, dia 24 de outubro (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre)