O setor de máquinas e implementos agrícolas estima a queda de faturamento de 25% neste ano.
As explicações para esse número tão significativo foram dadas ao programa A Granja na TV de segunda-feira, veiculado pela Ulbra TV, pelo presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos(Abimaq), Pedro Estevão.
Conforme ele, existe uma relação direta entre o setor e os preços da soja e do milho, commodities responsáveis por 65% das vendas de máquinas agrícolas.
“E quando cai o preço da soja, o do milho acompanha. Então, isso é um fenômeno bastante conhecido. Conheço desde a década de 80”, explicou.
“Certamente se voltar mais para trás, seja possível verificar. Mas é um fenômeno bastante conhecido da indústria de máquinas. Ou seja, a nossa venda é muito atrelada aos preços das commodities internacionais, principalmente soja e milho”.
Estiagem
“A seca prejudicou muito. Mesmo que (o produtor) tenha travado com um preço bom, mas se perdeu 20% da produtividade no campo, aí não tem trava que consiga competir com uma queda tão grande assim de produtividade”, ressaltou.
E ao diminuir a produtividade das lavouras pela estiagem, também cai a rentabilidade dos produtores, e eles acabam comprando menos máquinas.
“Isso é bastante natural o movimento do agricultor”, lembrou.
Expansão passada
De acordo com Estevão, no período de 2019 a 2023 a agricultura brasileira aumentou a área de produção em 15 milhões de hectares.
“É muita coisa. Tivemos um aumento substancial”, avaliou.
E esta expansão à época se refletiu nas vendas de máquinas e equipamentos agrícolas.
Mais sobre o setor em Expointer: pela retomada, setor de máquinas e equipamentos apresenta inovações
Da mesma forma, os sucessivos aumentos dos embarques de carnes também se refletem em melhores vendas de máquinas.
“O aumento das exportações de carnes está ligado ao aumento da área plantada de soja e milho, que produzem ração para frango, porco e pecuária”.
Confira a entrevista completa no link abaixo, assim como mais informações sobre o agro no programa A Granja na TV, da Ulbra TV, edição de segunda-feira, dia 7 de outubro (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre)