Comprar ovos nos Estados Unidos já está mais difícil e caro. O surto de Influenza Aviária e o aumento de custos de produção – combustível, embalagens e ração – têm contribuído para a situação. O fato tem sido destaque nos principais noticiários norte-americanos.
Algumas publicações, como da Associated Press, mostram que a dúzia de ovos pode chegar a U$ 4,99, ou mais de R$ 25 na cotação de hoje. Há um ano, o valor pago pelo produto era inferior a U$ 1,50 (R$ 7,60, na cotação de hoje). Em alguns estabelecimentos há limitação para a compra de ovos ou a disponibilidade apenas nos ovos mais caros, como os orgânicos, que podem passar de U$ 7. No New York Times, as informações mostram que em alguns estados, como Arizona e Massachussets os consumidores estão comprando suas próprias galinhas!
O Brasil é área livre de Influenza Aviária e poderia se beneficiar com a falta de ovos nos Estados Unidos, país para onde já exporta ovos industrializados e in natura. Com a proximidade da doença, que chegou aos países da América do Sul, as principais entidades ligadas ao segmento de aves têm promovido campanhas para alertar sobre os riscos de ingresso da doença e como se proteger.
Leia também: Receita com exportação de ovos chega a US 3,161 milhões em fevereiro