Embaixadores, conselheiros e representantes das Embaixadas da Alemanha, Bielorrússia, Espanha, Gana, Hungria, Indonésia e Portugal marcaram presença no primeiro dia da AgroBrasília 2022. A feira começou na terça-feira e vai até sábado, dia 21, em Brasília.
De acordo com o conselheiro de Alimentação e Agricultura da Embaixada da Alemanha, Roland Mohr, a feira surpreendeu as expectativas.
Eu não sabia, até hoje, que tinha uma feira agropecuária, dessa dimensão, em Brasília. Achava que para ver algo assim, era necessário pegar um avião, o que não é o caso”, destacou.
Roland Mohr, conselheiro de Alimentação e Agricultura da Embaixada da Alemanha
A comitiva visitou a Embrapa, onde os integrantes puderam conhecer as pesquisas desenvolvidas pela instituição.
Sergio Abud, supervisor da Embrapa Cerrados, apresentou resultados e tecnologias de diversas áreas, como a soja, milho, capim, entre outros. “O que diferencia o Brasil na produção de grãos para os países onde tem um inverno mais rigoroso, é essa possibilidade de você fazer duas, três safra”, comentou Abud.
Outra área visitada pelos diplomatas foi o Espaço da Emater, onde puderam conhecer diversas tecnologias que podem ser adotadas pelo pequeno produtor. A presidente da instituição, Denise Fonseca, falou sobre a importância de participar da AgroBrasília. “É de fundamental importância, uma vez que estamos aqui trazendo qualidade técnica para os produtores familiares”, disse Denise.
Conhecer a agricultura brasileira
Para a representante da Embaixada de Portugal Leonor Marques, eventos como estes têm realmente o seu valor. “É um evento muito importante para conhecer a agricultura do Brasil, mais especificamente do cerrado e para conhecer tecnologias e os pequenos produtores”, exaltou Marques.
Já para a conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha, a variedade de cultivares chamou muito a atenção. “Eu fiquei impressionada com a variedade de cultivos e culturas que tem o DF, o que chama a atenção, além da variedade é também os aspectos dos trigos de alta produtividade, que não tínhamos, é muito interessante”.
Marcel Moreira, do Ministério da Agricultura ressaltou a importância da AgroBrasília. “É uma vitrine para o nosso agro, em termos de tecnologia, em termos de produção sustentável, que mostra no exterior a pujança da nossa agricultura e o potencial que a gente tem de alimentar o mundo”.
Fonte: AgroBrasilia