Os meses quentes são propícios para a proliferação de carrapatos, tanto em animais de criação comercial, no campo, quanto os do ambiente doméstico.
E o enfrentamento desse importante problema da atividade pecuária e dos pets foi o assunto do espaço Fala, Professor! do programa A Granja na TV de quarta-feira, 27, na Ulbra TV.
O professor Jean Soares, do curso de Medicina Veterinária e do Hospital Veterinário da Ulbra, esclareceu que, nesta época, com o aumento do calor e da umidade, se constitui um período muito favorável para os carrapatos, que se proliferam em grande número.
“Então este é o momento aonde o produtor tem que trabalhar, prestar atenção para fazer a prevenção contra o carrapato. E também os tutores em casa devem ficar atentos aos seus pets para já começar como prevenção e se o animal já apresentar carrapatos já entrar com o tratamento”, destacou.
Apoio profissional
“Quanto mais cedo começar a fazer esta prevenção, melhor. O primeiro passo é sempre procurar um profissional, um veterinário da sua confiança, conhecido, para que conhecendo o ambiente, conhecendo os animais e o seu manejo, ele possa fazer um protocolo de prevenção ou mesmo de tratamento dos carrapatos”, lembrou.
“Mas à medida que o tempo vai passando os carrapatos vão se multiplicando, aumentando no número deles e isso acaba piorando. Então, quanto mais cedo se trabalhar, melhor”.
Mais sobre a pecuária gaúcha em O tamanho e a importância da pecuária para o Rio Grande do Sul
Produtos para a prevenção
Soares lembrou ainda que há carrapaticidas para o enfrentamento do parasita.
“Existe uma série de produtos que trabalham na prevenção para fazer com que o carrapato não se instale no animal, o carrapato não se fixe no animal”, afirmou.
“E depois que ele está no animal tem outros protocolos, tem outros produtos que sempre entram nestes protocolos que é para eliminar o carrapato, que é para matar este carrapato e eliminar do corpo do animal”, complementou.
A entrevista completa, assim como o programa na íntegra e mais informações sobre o agro gaúcho e brasileiro na edição de A Granja na TV de quarta-feira, 27 de novembro (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre)