A integração da agricultura com a pecuária não é um objetivo em si. Mas um meio pelo qual outros objetivos são alcançados. Assim, como em qualquer sistema de produção, o lucro é resultado da adaptação do sistema ao ambiente que está inserido. Além da otimização do uso dos recursos disponíveis associados à gestão eficiente.
Chave
Investigar os sistemas integrados de produção sobre a ótica sistêmica dinâmica, em vez da avaliação de uma atividade isolada, é a chave para a obtenção de um satisfatório desempenho nos sistemas integrados frente aos sistemas especializados. Este é o tema do artigo do Nespro/UFRGS para a Revista AG de fevereiro.
A publicação traz na matéria de capa cinco cases de sucesso na implementação e crescimento do uso de integração lavoura-pecuária (ILP), lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e pecuária-floresta (IPF). Nesse mês, a equipe composta por Anna Elisa P. Gatelli, Daniele Zago, Luiz Antônio Queiroz Filho e Júlio O. J. Barcellos abordou como a utilização dos sistemas consorciados pode melhorar a renda dos produtores e reduzir a vulnerabilidade da produção, enquanto intensificam de forma sustentável, explorando a sinergia entre as atividades desenvolvidas.
Diversificação
Contudo, os mestres e doutores ressaltam que os sistemas integrados não devem ser confundidos com atividades simultâneas dentro das propriedades, o que, muitas vezes, é diversificação. “Sistemas integrados utilizam o princípio da complementaridade das atividades ou compartilhamento de recursos, em que o todo é maior que a soma das partes”, ressaltam. O grupo explica ainda que, com base na rotação e na sucessão de culturas agrícolas, a integração tem, na presença de animais herbívoros, sua principal locomotiva.
Conforme o artigo, em 2020, as áreas que adotaram algum tipo de sistema de integração entre lavoura, pecuária e/ou floresta chegou a 14,46 milhões de hectares no Brasil, representando 19,17% da área destinada à agricultura e 4,12% da destinada à pecuária. Esse sistema cresceu quase dez vezes nos últimos 15 anos e há perspectiva de continuar se expandindo por proporcionar diversas vantagens.
Quer saber mais? Assine a Revista AG clicando aqui!