A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e o Ministério da Fazenda promoveram na quarta, 11, reunião para dar continuidade às negociações para a recuperação dos produtores atingidos pelas estiagens dos últimos quatro anos e a enchente de 2024.
O encontro partiu de uma demanda da Federação, através do presidente Gedeão Pereira, e que foi intermediada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a partir da informação de que ainda havia uma necessidade de recursos para manter a continuidade da produção agropecuária do estado.
Recursos do BNDES
A reunião garantiu, de imediato, a disponibilidade de R$ 2,5 bi de recursos do BNDES que serão disponibilizados até o final desta semana.
A demanda total da Farsul é de R$ 6 bi para equalizar o quadro e dar continuidade à produção do setor já para este ciclo.
O objetivo é garantir o custeio da safra já em andamento.
Conforme a Farsul, muitos produtores renegociaram com recursos livres pela indisponibilidade de valores do BNDES e que agora estão expostos a uma taxa de juros mais altas.
Mais sobre o agro gaúcho em Entidade do arroz alerta para possível redução de área e de produção
Também estavam presentes na reunião o economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, o assessor da Presidência da Federação, Luis Fernando Pires, o senador Luis Carlos Heinze, representante do senador Hamilton Mourão, o deputado federal, Alceu Moreira, o presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Evair Viera de Melo, e representantes do movimento SOS Agro RS.
Fonte: Farsul