A Granja Zambiasi e a Cabanha DS venceram o 3º Prêmio Referência Leiteira, em cerimônia realizada na quinta-feira, 29, na Expointer.
Mesmo num cenário em que muitos desistem da atividade, o prêmio enaltece aqueles que permanecem produzindo com eficiência e se aprimorando cada vez mais.
Para o coordenador do Prêmio Referência Leiteira, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries, os premiados são exemplos para os demais produtores.
“Eles desenvolvem experiências bem-sucedidas, com grande potencial de replicação, podendo ser aproveitadas por outras propriedades”, afirma.
A Granja Zambiasi, de Coqueiros do Sul, destacou-se como Propriedade Referência em Produção de Leite nos sistemas à base de pasto.
Já a Cabanha DS, de Vila Lângaro, venceu entre as propriedades de semiconfinamento ou confinamento.
A presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, lembra que a atividade leiteira foi altamente afetada pela catástrofe e é extremamente importante para a reconstrução do Rio Grande do Sul.
“Temos estrutura, temos animais de qualidade, temos tecnologia, e isso faz com que a gente não desista”, diz.
72 iniciativas
A premiação é realizada pelo Sindilat/RS, juntamente com a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
Neste ano, 72 iniciativas disputaram a premiação.
Durante a solenidade também foram anunciados os vencedores nas categorias de Cases de Sucessos: Inovação para a Fazenda Trevisan; Gestão da Atividade Leiteira, empataram, a Agropecuária Nova Esperança e a Granja Margarida; Sustentabilidade Ambiental para a Pastoreio Agropecuária; Bem-Estar Animal para a Granja Grespan; Protagonismo Feminino para a Granja Santo Antônio e Sucessão Familiar para a Agropecuária Zambiasi.
Conforme o vice-coordenador da premiação, Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS, o Referência Leiteira tem se consolidado no setor, difundindo e reconhecendo as melhores práticas.
“Dessa forma, contribui para a eficiência e a qualidade produtiva, garantindo mais competitividade ao leite gaúcho”, assinala.
Confira os premiados
Categoria: Propriedade referência em produção de leite nos sistemas à base de pasto
● 1º Lugar: Granja Zambiasi, de Coqueiros do Sul, fornecedora de leite da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL)
● 2º Lugar: Agropecuária Trentin, de Cruzaltense, fornecedora de leite da Cooperativa Agroindustrial Alfa
● 3º Lugar: Daniel Roque Faciochi, de Dois Lajeados, fornecedor de leite da Cooperativa Santa Clara
Categoria: Propriedade referência em produção de leite nos sistemas de semiconfinamento ou confinamento
● 1º Lugar: Cabanha DS, de Vila Lângaro, fornecedora de leite da Unibom Indústria de Alimentos
● 2º Lugar: Granja Baldasso, de Carlos Barbosa, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara
● 3º Lugar: Breunig Agricultura e Pecuária, de Condor, fornecedora de leite do Laticínios Heja
Categoria: Cases de Sucesso
Inovação – Fazenda Trevisan, de Farroupilha, com o trabalho “Pioneirismo no Estado em produção e industrialização de leite tipo A exclusivamente A2A2”, que produz leite para industrialização própria.
Gestão da atividade leiteira – Agropecuária Nova Esperança, de Vespasiano Corrêa, com o trabalho “Papel da gestão de processos e pessoas na viabilização financeira da atividade leiteira”, fornecedora de leite da Dália Alimentos; e Granja Margarida, da cidade de Carlos Barbosa, com o trabalho “A Gestão da Atividade Leiteira como um Instrumento de Desenvolvimento da Propriedade Rural”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.
Mais sobre premiações na feira em Os melhores do concurso de Produtos da Agroindústria Familiar da Expointer
Sustentabilidade ambiental – Pastoreio Agropecuária, de Santa Maria, com o trabalho “Produção de leite a base de pasto no Bioma Pampa, viabilizando a bovinocultura leiteira em bases sustentáveis”, fornecedor de leite da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL).
Bem-estar animal – Granja Grespan, de Carlos Barbosa, com o trabalho “Indo além dos cinco princípios básicos de Bem-Estar Animal”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.
Protagonismo feminino – Granja Santo Antônio, de Carlos Barbosa, com o trabalho “O Amor e Poder”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.
Sucessão familiar – Agropecuária Zambiasi, de Coqueiros do Sul, com o trabalho “Trajetória de continuidade Familiar da Agropecuária Zambiasi”, fornecedora de leite da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL).
Fonte: Emater/RS-Ascar