Iniciativa do Ministério da Agricultura busca capacitar 2 milhões de aplicadores brasileiros até 2026
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) é parceiro do Ministério da Agricultura (Mapa) no Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos e Afins. O programa Aplicador Legal foi lançado em 17 de março, em atendimento ao Decreto 10.833, de outubro/2021.
Até 2026
O decreto determina que, até 2026, devem ser capacitados todos os aplicadores de defensivos, número estimado em mais de 2 milhões.
Cursos presenciais e em EAD
O Aplicador Legal consistirá em treinamentos por meio de cursos presenciais, semipresenciais ou ensino à distância (EAD). No caso do EAD, uma plataforma on-line foi desenvolvida para habilitar os aplicadores, bem como as instituições e profissionais que realizarão os treinamentos. Além do Sindiveg e do Ministério da Agricultura, estão envolvidos no projeto o Senar, a Croplife Brasil e o Movimento Brasil Competitivo (MBC).
A então ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou a importância do projeto. Afinal, os principais desafios relacionados aos defensivos estão relacionados ao uso indevido e ao desvio de uso. Para ela, os cursos também ajudarão a combater a desinformação sobre o uso dos insumos na produção agrícola.
Protocolo de intenções
O Sindiveg e outras entidades assinaram um protocolo de intenções – junto à Secretaria de Defesa Agropecuária, com o objetivo de elaborar um plano de trabalho para capacitar aplicadores.
Plataforma do Sindiveg
O Sindiveg já conta com uma plataforma de treinamentos gratuitos e realizados de forma virtual. A ferramenta pode ser acessada por todos os interessados no site www.sindiveg.org.br/cursos. Lançada em 2020, a plataforma já conta com cinco módulos e, até o momento, o portal possui mais de 16 mil pessoas cadastradas. Das quais, 7 mil são agricultores. E já emitiu cerca de 15 mil certificados.