A safra brasileira de milho poderá chegar a 114,8 milhões de toneladas, volume 30,9% superior ao que foi alcançado na temporada passada. Números apresentados nesta terça, dia 21, pela Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, indicam que a produção da safrinha do cereal deverá chegar a 89,3 milhões de toneladas em 2021/2022. O volume é 1,7 milhão de toneladas maior que o projetado em maio e, se confirmado, representará um incremento de 46% sobre a segunda safra do ciclo anterior, que foi prejudicada pelo clima.
Os investimentos elevados em tecnologia e o plantio mais adiantado da história, como ocorreu no estado do Mato Grosso, estão entre as razões para o bom desempenho da cultura. “O ritmo da implantação das lavouras foi preponderante para determinar o quanto alguns estados se mostraram próximos de atingir o máximo potencial produtivo”, afirma André Debastiani, coordenador do Rally da Safra. No Mato Grosso, 80% das áreas de milho segunda safra foram implantadas dentro do calendário ideal ou de baixo risco. Os últimos números da Agroconsult ainda indicam um ajuste na estimativa de área plantada em 560 mil hectares, chegando a 16,4 milhões de hectares (11,5% acima da safra anterior).
Soja
Com relação à soja, a estimativa de produção da Agroconsult subiu para 126,9 milhões de toneladas, 2,3 milhões de toneladas acima do divulgado ao final da etapa soja do Rally, em 17 de março último. “Na época, nossas projeções eram maiores que os números oficiais. E, diante de uma safra em condições irregulares por conta do clima, empresas e instituições que projetavam uma safra menor passaram a se aproximar do número do Rally. Agora estamos subindo novamente nossos números”, explica Debastiani. A estimativa de área aumentou de 40,8 milhões para 41,3 milhões de hectares, o que representa agora um crescimento de 5,5% em relação à safra passada.
Apesar do bom início e do alto investimento de tecnologia, essa safra deverá ser marcada por uma perda de pelo menos 40 milhões de toneladas de grãos por conta do clima irregular ao longo do desenvolvimento das lavouras. Segundo estimativas da Agroconsult, a produção brasileira de grãos da safra 21/22 deverá alcançar 272 milhões de toneladas. “A safra de 300 milhões de toneladas já foi plantada no Brasil, ela só não foi colhida nessa temporada por conta do clima irregular, mas certamente a alcançaremos em breve”, diz André Pessôa, CEO da Agroconsult.
Fonte: Agroconsult