O projeto Confina Brasil, capitaneado pela Scot Consultoria, vai realizar uma série de visitas técnicas a confinamentos e semiconfinamentos brasileiros. O projeto contará com cinco rotas, que se encerrarão em 28 de outubro. Dia 20 de junho iniciou-se a rota São Paulo-Triângulo Mineiro. A coleta de dados dos sistemas intensivos começa nas cidades paulistas de Barretos e Buritama.
“Temos como meta ultrapassar o número de 210 propriedades visitadas, terminando o ano com mapeamento de 2,5 milhões de cabeças de gado nos locais em que passaremos. Além disso, faremos um acompanhamento remoto das fazendas já conhecidas pelas expedições de edições anteriores, para que possamos complementar as informações”, destacam os organizadores.
O Confina Brasil é uma pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria que cruza o país e realiza visitas em propriedades focadas em produção pecuária de corte intensiva. O objetivo é coletar informações verdadeiras, adquirindo conhecimento das melhores práticas aplicadas em confinamentos e semiconfinamentos nas diversas regiões produtoras.
O que é avaliado nos confinamentos?
Em cada visita, a equipe dará atenção à comercialização do gado confinado, manejo, índices zootécnicos, gestão, nutrição, infraestrutura e sanidade, a fim de analisar e entender a lida diária do pecuarista brasileiro. E para cumprir esse objetivo, o Confina Brasil chega a sua terceira edição com novidades. Antes dividida em três rotas, a atual iniciativa contará com cinco rotas, passando por oito estados.
Ao final da expedição, todo o conhecimento prático será interpretado e transformado em estudo, o Benchmarking Confina Brasil, que será disponibilizado gratuitamente para um maior entendimento da pecuária nacional e auxílio na tomada de decisão de todos os segmentos envolvidos no processo de produção de carne bovina.
Para acompanhar a jornada, basta acessar o Instagram @confinabrasil ou o site confinabrasil.com.
Cronograma
• 1ª Rota: São Paulo e Triângulo Mineiro, de 20/6 a 01/7;
• 2ª Rota: Mato Grosso do Sul e Centro-Sul do Mato Grosso, de 11/7 a 22/7;
• 3ª Rota: Oeste do Mato Grosso e Centro-Sul de Rondônia, de 8/8 a 19/8;
• 4ª Rota: Norte do Pará e Maranhão, de 5/9 a 16/9;
• 5ª Rota: Goiás e Oeste de Minas, de 17/10 a 28/10.