O projeto The Gigaton Challenge, da UPL, recebeu o Zero Awards – premiação da Conferência Zero Summit – como ação global de destaque na categoria “Combate às Mudanças Climáticas”. A iniciativa tem o objetivo de retirar 1 bilhão de toneladas de CO2 da atmosfera até 2040. O que vai impactar 100 milhões de hectares e 1 bilhão de produtores rurais em todo o planeta.
“O Gigaton Challenge representa o nosso compromisso global de produção sustentável. Estamos envolvendo produtores rurais do Brasil e de todo o planeta, motivando-os a implementar práticas mais sustentáveis. Com isso, terão duplo benefício: retirar CO2 da atmosfera – contribuindo para que a temperatura do planeta não cresça mais de 1,5°C até 2010 – e obter uma fonte adicional de renda a partir da venda dos créditos de carbono”, disse Rogério Castro, CEO da UPL Brasil. A afirmação ocorreu quando ele recebeu o Zero Awards das mãos do piloto Lucas Di Grassi, um dos fundadores do Zero Summit, ao lado de Rodrigo Pedroso e Carlos Pellicer, COO global da UPL.
Sustentabilidade
“A UPL não mede esforços para ser uma organização ainda mais focada na produção sustentável, como expressa nosso propósito OpenAg. Além das várias ações já realizadas, como a criação da NPP, unidade 100% focada em biosoluções, além de compromissos globais assumidos, como The Climate Pledge.”, assinala Pellicer.
Ele afirma que o Brasil é protagonista no sequestro de dióxido de carbono.
“E a agricultura não é vilã. Muito pelo contrário. A captura de CO2 é feita pelas plantas, o que reforça a relevância do nosso país nesse urgente movimento global em prol da produção com sustentabilidade.”
Rogério Castro
O Zero Summit nasceu em 2019 com o objetivo de discutir temas ligados ao agronegócio, à energia e à mobilidade. O foco é abrir o debate, avaliar tendências e propor soluções para um planeta mais sustentável.
Pautas
A Conferência Zero Summit foi realizada em São Paulo e atraiu especialistas. Em pauta, agronegócio, consumo consciente, cidades inteligentes, finanças verdes, mobilidade, resíduos, futuro do trabalho, esportes e sustentabilidade.
Além de Rogério Castro e Carlos Pellicer (mediador), participaram do painel de agronegócios Jai Shroff (CEO global da UPL), Celso Moretti (presidente da Embrapa), Rodrigo Junqueira (diretor da AGCO), Marcos Jank (professor e pesquisador do Insper) e Guilherme Nastari (diretor do Datagro). Mais informações em: www.zerosummit.com.