O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) encerrou sua 7ª edição com resultados extraordinários.
O evento, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, recebeu mais de 2.500 congressistas que se reuniram para debater o tema “Coordenação das cadeias produtivas no agronegócio, a década decisiva!”, que norteou a programação do encontro.
Durante dois dias, as participantes acompanharam uma série de ações que destacaram a contribuição das mulheres como aceleradoras das inovações que conduzem o agronegócio no Brasil e no mundo.
Foram oito mesas-redondas, que debateram temas de relevância. A Arena do Conhecimento foi dedicada aos patrocinadores e aos convidados especiais, com experiências, talk shows e cases de sucesso. E teve ainda o 5º Prêmio Mulheres do Agro Bayer/ABAG e o lançamento da série documental “Quando Ouvi a Voz da Terra”, projeto desenvolvido pela pecuarista Carmen Perez.
Recorde de participantes
O diretor do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcilio, fez um retrospecto sobre a trajetória de sucesso do evento, ressaltando o recorde de público, de patrocinadores, apoios e alianças estratégicas.
Falou ainda sobre a mensagem que o CNMA carrega em seu tema, a integração entre todas as cadeias do agronegócio, desde a pesquisadora até a produtora rural, destacando a importância e o papel do setor no processo de alimentar o mundo.
O CNMA representa um espaço democrático no qual as mulheres podem evidenciar a sua importância no agronegócio, promovendo a troca de experiências e integrando essa rede. Podemos dizer que o Congresso tem rendido bons e importantes frutos. Temos seguido com sucesso a nossa missão de promover um ambiente de debate entre as protagonistas desse setor tão importante para o nosso país. Prova disso foi o número recorde de participantes nessa edição, muitas delas participantes de grupos de mulheres do agro, que nasceram ou se inspiraram no CNMA.
Alexandre Marcilio, diretor do Transamerica Expo Center
União das mulheres
Para a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, Renata Camargo, esta edição mostrou o quanto a união das mulheres do agronegócio brasileiro tem força.

Pudemos confirmar acompanhando, ao longo desse ano, as movimentações dos grupos femininos do setor, espalhados pelo Brasil e também com as nossas embaixadoras. Nós nos empenhamos para oferecer um evento de qualidade, que agregue conhecimento por meio de uma programação rica em conteúdo e troca de experiências. Chegamos ao fim de mais uma edição com a certeza da importância e do papel fundamental do CNMA para o posicionamento da mulher como líder do agronegócio.
Renata Camargo, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center