Com 72 minutos de duração, o documentário “Quando Ouvi a Voz da Terra” se desenvolve ao redor da protagonista Carmen Perez, uma pecuarista adepta do bem-estar animal que viaja pelo país para conhecer e trocar conhecimentos com companheiros de profissão que valorizam o manejo racional, respeitando os animais, as pessoas e o meio ambiente. O filme apresenta a realidade da pecuária moderna e produtiva do Brasil.
O documentário que evidenciou a pecuária brasileira estreou em 25 de outubro de 2021. Ele já conta com mais de 300 mil visualizações no YouTube, além de impactar diretamente, com ações em redes sociais, mais de 2 milhões de pessoas. É uma ideia original da pecuarista Carmen Perez, da jornalista Flávia Tonin e do documentarista Nando Dias Gomes, o qual fez a direção. Nando é premiado no Festival Internacional de Cinema Los Angeles MovieAwards.
Quer Saber mais sobre o manejo racional? Assina agora mesmo o conteúdo técnico exclusivo da Ag Pec
Participante de festivais, o documentário já recebeu cinco louros: na Grécia, Estados Unidos, Reino Unido e África do Sul. No país norte-americano, recebeu uma menção honrosa. A organização do “festival de filmes latinos e nativo-americanos” classificou o documentário como “extremamente bem feito” e centrado “em algumas das questões mais essenciais de todas as nossas sociedades”. A torcida está agora para o importante festival de ThokozaFilm Festival, sediado na cidade de Joanesburgo, nas modalidades presencial e online.
“O reconhecimento do documentário em várias partes do mundo mostra que a pecuária do Brasil está sendo vista pelo que fazemos dentro das nossas porteiras. Sinto que estamos unindo o campo e a cidade com esse filme o qual, a cada dia, é visto por mais pessoas”, afirma a protagonista Carmen Perez, que já está, aliás, participando das gravações para a continuação. “Poder traduzir em um filme esta realidade e propagar esta voz reforçam a minha esperança de um futuro com mundo melhor para todos os seres vivos”, conta Nando. Quem assina a trilha sonora é o violeiro Guito, revelação atual na novela Pantanal.

“Quando Ouvi a Voz da Terra” foi lançado oficialmente no palco do Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio (CNMA), um evento de grande porte – o maior da América Latina – voltado para valorizar e discutir o papel das mulheres no agronegócio brasileiro sob todas as perspectivas – tanto dentro das fazendas, como fora. A edição deste ano foi a sétima do Congresso.