Uma nova parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) viabilizou o lançamento de uma nova chamada pública para estudos sobre polinizadores. A Chamada CNPq/MCTI/Associação A.B.E.L.H.A. nº 27/2021 – Polinizadores, publicada em dezembro, vai selecionar projetos de pesquisa em temas relacionados à geração de conhecimento. Além do desenvolvimento de produtos e serviços a partir de e para polinizadores.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de até R$ 2,2 milhões, em quatro linhas de pesquisa:
- 1 — Produtos, insumos e serviços para apicultura e meliponicultura;
- 2 — Produtos advindos da apicultura e meliponicultura;
- 3 — Serviços de polinização em culturas de interesse econômico;
- 4 — Levantamento da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistêmicos de polinizadores.
Iniciativa
Para Ana Assad, Diretora-Executiva da A.B.E.L.H.A., a iniciativa público-privada é mais um grande passo para a geração de conhecimento técnico e científico na área. “Poder viabilizar, por meio da parceria com o CNPq e o MCTI, uma nova chamada pública para a realização de pesquisa científica no Brasil é motivo de orgulho para nós. É de fundamental importância para a produção sustentável de alimentos, para a conservação dos polinizadores e da nossa biodiversidade e igualmente para o fortalecimento da apicultura e da meliponicultura como atividades profissionais, geradoras de renda e de bem estar social.”
Vale lembrar que, em 2017, a parceria entre as três instituições e o Ibama deu origem à primeira Chamada Pública sobre polinizadores (Chamada CNPQ/MCTIC/IBAMA/ASSOCIAÇÃO A.B.E.L.H.A. Nº 32/2017), e os projetos de pesquisa por ela contemplados terão seus resultados apresentados este ano.