O produtor e engenheiro agrônomo Karl Milla conta como uma área cultivada desde a década de 1970 foi a vencedora do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da safra 2020/21. A premiação é promovida pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). Na fazenda Fundo Grande, em Pinhão, no Centro-Sul paranaense, o Condomínio Milla é referência em práticas conservacionistas.
O Segredo de Quem Faz
A entrevista completa está na seção O Segredo de Quem Faz, da edição de agosto, da revista A Granja. Nela, Milla explica o desempenho de 129,16 sacas por hectare. Isso é resultado de quase cinco décadas de dedicação à construção da fertilidade do solo. Trabalho liderado pelo produtor Ernest Milla, falecido em abril.
À frente dos negócios da família junto com os dois irmãos, Karl Milla revela que o respeito às necessidades do solo é determinante. O que demanda tempo e paciência. Entretanto, cria condições necessárias às altas produtividades e a uma lavoura sustentável.
“Nosso solo está bastante profundo e corrigido, com alto teor de matéria orgânica. Sem impedimentos físicos e sem compactação. O aumento da matéria orgânica só é possível com o tempo, com a raiz das plantas. Por isso, procuramos manter o solo cultivado o ano todo. Mesmo que seja com culturas de cobertura.”
Karl Milla
Fonte: A Granja
Foto: Dani Leela