As transformações promovidas nas últimas décadas pelas inovações tecnológicas no agronegócio foram abordadas no programa Coffee Break, na quinta-feira passada. A convidada foi a pesquisadora Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital.
Em entrevista exclusiva à repórter das Revistas A Granja e AG, Denise Sauressig, Silvia disse que as tecnologias são fundamentais para comprovar nossas práticas sustentáveis, com rastreabilidade e transparência. “Atendendo às demandas da sociedade e do mercado internacional”, relatou.
Com sede em Campinas/SP, a unidade da empresa estatal já soma uma trajetória de 36 anos. Mantém diferentes núcleos de trabalho, que acompanham a evolução das tecnologias voltadas aos processos de dentro e fora das propriedades.
“Atuamos de forma multidisciplinar em parceria com os 42 centros da Embrapa no País e com o setor produtivo desenvolvendo grandes soluções para a agricultura brasileira.”
Silvia Massruhá
Destaque
Um dos trabalhos de destaque é o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que reúne informações sobre as datas mais adequadas de plantio para cerca de 5 mil municípios e 44 culturas. “É uma ferramenta importante para análises de crédito e de seguro rural no País. É um exemplo prático de como os avanços da tecnologia podem ajudar a subsidiar uma política pública”, afirmou.
Silvia lembrou que as soluções da agricultura digital são projetadas para auxiliar o produtor no aumento da produtividade e da sustentabilidade. A pesquisadora citou exemplos de aplicação na prática de algumas inovações, como as destinadas à irrigação de precisão.
“Podemos, por meio de informações sobre a umidade do solo, saber em quais talhões é necessário fazer a irrigação. O que representa economia de custos e de água. Em um projeto que estamos conduzindo, temos resultados parciais que indicam redução de 30% no uso de água.”
Silvia Massruhá
Para outras informações sobre as muitas possibilidades e os desafios da agricultura digital, assista ao programa Coffee Break em @agranjatotalagro no Instagram. Ou clicando aqui.