O governador do RS, Eduardo Leite, e a secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, reuniram-se com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. A ministra Tereza Cristina participou por videoconferência porque recebera diagnóstico positivo para Covid-10. O encontro presencial ocorreu em Brasília, na terça-feira (8).
“Queremos reforçar a importância das ações do governo federal. Estamos fazendo a nossa parte, com investimento de mais de R$ 200 milhões. Além da execução imediata de programas que financiam e apoiam a construção de microaçudes, perfuração de poços e instalação de conjuntos de cisternas e caixas d’águas”, disse Leite.
Segundo o governador, uma das principais preocupações dos produtores refere-se aos financiamentos do crédito rural. Pois, não tendo êxito com a safra, terão dificuldade de arcar com o pagamento desses custeios e investimentos.
Parte das lavouras não é protegida por seguro agrícola ou Proagro e, portanto, os produtores vão precisar de linhas emergenciais.
Linhas serão liberadas
As tratativas entre Mapa e Ministério da Economia estão em fase final. Nos próximos dias, as linhas de crédito emergenciais para auxiliar os pequenos produtores devem ser liberadas, segundo Montes.