Projeto da Abiarroz com a ApexBrasil será apresentado a empresas do Rio Grande do Sul
A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a ApexBrasil realizarão encontros com empresas beneficiadoras do cereal do Rio Grande do Sul no início de março. O objetivo é aproximar ainda mais os empresários do setor ao Brazilian Rice. O projeto de promoção internacional ao arroz beneficiado desenvolvido pela Abiarroz e a ApexBrasil. As reuniões ocorrerão dia 5 em Pelotas e dia 6 em Santa Maria e em Porto Alegre.
Segundo a gerente de Exportação da Abiarroz, Carolina Matos, a ideia é apresentar às empresas do estado, o maior produtor de arroz, as ações previstas pelo Brazilian Rice para 2022. E ainda mostrar a sua importância dentro da estratégia de ampliar a participação do cereal beneficiado brasileiro no mercado internacional.
“Com a pandemia, tivemos muitas limitações em algumas ações do Brazilian Rice, por causa das restrições de movimentação. Agora, estamos intensificando nossos contatos com os exportadores de arroz beneficiado para voltar a ganhar destaque no mercado global.”
Carolina Matos, gerente de Exportação da Abiarroz
Indústria moderna
A indústria brasileira de arroz beneficiado é fundamental na estratégia de promoção internacional por ser uma das mais modernas e eficientes do mundo.
“Nosso complexo industrial arrozeiro é um dos mais desenvolvidos do planeta. Isso, aliado à qualidade do nosso arroz, faz com que tenhamos boa receptividade no mercado global”.
Já a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, destaca a importância do mercado externo para a sustentabilidade da cadeia produtiva nacional e a necessidade de as empresas estarem capacitadas para a abertura e consolidação de novos mercados:
“O ano de 2020 retratou bem o potencial do Brasil em se transformar em uma plataforma exportadora de arroz. Graças à vocação agrícola para a orizicultura, o preparo das indústrias e dos produtores, o país assegurou o abastecimento interno na pandemia e exportou para mais de 110 destinos em 2020.”
Andressa Silva, diretora executiva da Abiarroz
Recursos para empresas
Ainda segundo Andressa, as empresas precisam dispor de recursos para promoção comercial e apoio à exportação, além de capacitação e defesa de interesses. E os temas são centrais no projeto Brazilian Rice, disponíveis às empresas que queiram iniciar um planejamento de comércio exterior ou que já estejam nesse mercado.