O sexto levantamento da Datagro sobre a safra brasileira 2021/22 de soja aponta para 41,09 milhões de hectares. Ou seja, aumento de 4,7% sobre os 39,22 mi de ha da temporada 2020/21. Para se ter uma ideia, em fevereiro, no 5º levantamento, era previsto 40,86 mi de ha.
Esse número confirma a direção da projeção inicial da consultoria para a área de plantio, divulgada em julho passado. Com isso, o produtor brasileiro da oleaginosa ratifica o décimo quinto ano consecutivo de aumento da área plantada.
Safra
No entanto, o País está colhendo uma safra muito inferior ao potencial inicial, estimado em quase 145 milhões de toneladas. A exemplo de 2021, o modelo climático vigente nesta temporada está sendo o La Niña. Apesar da intensidade ser de fraca a moderada e da previsão de curta duração, acabou trazendo expressivo prejuízo à nova safra de soja e milho de verão.
Devido a isso, a Datagro revisou sua previsão para apenas 125,10 mi de toneladas Abaixo das 130,25 mi de t estimadas em fevereiro. “A produtividade caiu intensamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além de recuos residuais em Minas Gerais e Distrito Federal. Com ganhos esperados apenas no Mato Grosso, Goiás, Pará, Roraima e região do Matopiba”, comenta Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da Datagro.