Os próximos dias no Rio Grande do Sul serão marcados pelo retorno da estabilidade no tempo, pelo menos durante o final de semana.
É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico 39/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sábado, 28: com o anticiclone migratório situado mais sobre o Oceano Atlântico, o tempo deverá seguir estável no Rio Grande do Sul e sem possibilidades de chuva.
Por isso, as temperaturas serão mais agradáveis em relação aos últimos dias.
Domingo, 29: a ação do Jato de Baixos níveis, no interior do continente, transportará ar quente e úmido da Amazônia para a Região do Cone Sul.
Simultaneamente, a umidade oceânica proveniente do setor oeste do anticiclone migratório (localizado no litoral do Sudeste do Brasil, na ocasião) será transportada pelo vento de quadrante norte para a mesma região em questão.
Apesar do aumento da umidade e da elevação nas temperaturas sobre o estado, o tempo deverá permanecer estável na maioria das regiões.
Segunda-feira, 30: a mesma configuração atmosférica do dia anterior deverá se repetir, mantendo as temperaturas em elevação e a probabilidade para ocorrência de nevoeiro pré-frontal ao longo da faixa da Região da Costa Doce devido à intensificação de um cavado entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul.
Terça-feira, 1: uma frente fria que se deslocará pelo oceano e se aproximará do estado, provocando chuva entre as regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Metropolitana.
Quarta-feira, 2: a mesma frente fria ingressará sobre o estado, de fato, provocando precipitação de intensidade moderada a forte sobre as regiões Metropolitana, Serra e Campos de Cima da Serra. Neste sentido, as temperaturas deverão ter um declínio mais acentuado devido ao ingresso do anticiclone migratório.
Mais sobre o clima no RS em O manejo adequado na agricultura gaúcha nos próximos três meses sob La Niña
Chuvas na Metade Sul
Os prognósticos indicam chuvas de moderada a forte intensidade em toda a Metade Sul do estado, com volumes previstos entre 30 mm e 100 mm.
Para o Centro-Norte, as chuvas devem ocorrer em menores quantidades, diminuindo gradativamente à medida que se avança para o extremo norte – os acumulados podem variar de 2 mm a 30 mm.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo estado.
Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Seapi