Mosaic desenvolve ações com seu Instituto para ajudar comunidades em vulnerabilidade no Brasil. Previsão é doar cerca de 300 toneladas de alimentos em outubro
O Instituto Mosaic, responsável pelas ações sociais da Mosaic Fertilizantes tem beneficiado milhares de pessoas com programas ligados à segurança alimentar.
As atividades são relacionadas ao apoio à agricultura familiar, banco de alimentos, campanhas para doações e capacitações para melhor aproveitamentos de alimento em escolas.
Já com a doação de alimentos em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a expectativa é atender mais de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar este ano.
Plataforma Alimentação
Em todas as atividades que desenvolve, a empresa considera que a oferta de alimentos tem múltiplos pontos de contato, desde a produção até a entrega.
E só quando todos são apoiados é possível alcançar o maior número possível de famílias.
Por esse motivo, a Plataforma Alimentação – um dos pilares de atuação do Instituto Mosaic- tem programas complementares para atacar o problema em diferentes formas.
O Banco de Alimentos de Rosário do Catete, por exemplo, contempla a distribuição de frutas, legumes e verduras para população em situação de vulnerabilidade.
O Banco recebe os itens, que podem vir dos agricultores (compra com doação simultânea pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA) ou de parceiros doadores, como mercados, Ceasas e feirantes.
As atividades envolvem também parcerias técnicas para o cadastramento de agricultores no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio da ativação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Programa Village
O Programa Village, desenvolvido pelo Instituto Mosaic, beneficia pequenos produtores rurais em Barreiras, no oeste da Bahia, com objetivo de contribuir para a prosperidade da agricultura familiar e para a melhoria da qualidade de vida no campo.
No último ano, 40 famílias de do município foram atendidas pela iniciativa e tiveram um aumento de 230% em suas rendas, como resultado do trabalho de seleção e acompanhamento técnico diário às propriedades rurais, realizado por uma equipe multidisciplinar que incentiva o cultivo, auxilia na produção e no processo de geração de receitas. Neste ano, mais 20 familias de Balsas (MA) foram trazidas para o programa.
Programa AlimentAÇÃO
Finalmente, o Programa AlimentAÇÃO alia informação, capacitação e iniciativas de acesso a alimentos produzidos localmente.
A iniciativa envolve a formação de diretores, professores e auxiliares da escola para que se tornem multiplicadores de informações sobre a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.
Em paralelo, quando existem as condições necessárias, são criadas hortas escolares, que tanto servem como ferramentas pedagógicas do processo ensino-aprendizagem, quanto possibilitam a diversificação dos alimentos na merenda escolar.
O excedente produzido é doado para as famílias. Todo este processo é apoiado pelas administrações municipais e estaduais, com total participação das Secretarias de Educação e Saúde.
Atualmente é aplicado em 61 escolas de Minas Gerais (Araxá, Uberaba, Patrocínio), Goiás (Ouvidor) e Sergipe (Rosário do Catete, Japaratuba e Capela), alcançando mais de 19.500 estudantes desde a primeira infância até o Ensino Fundamental 2.
Fonte: Mosaic