A semana começa com cara de verão no Brasil. A atmosfera está bastante instável, porque temos uma combinação de umidade e temperaturas elevadas, que favorece no decorrer das tardes, um aumento de nebulosidade em todo o país, trazendo as pancadas de chuva bem típicas da estação. São chuvas que ocorrem principalmente entre o final de tarde e início da noite e que podem vir acompanhadas de trovoadas e as vezes até com temporais isolados.
Nos próximos dias, o calor deve predominar em todos os estados com máximas bem acima dos 30 graus, mas com sensação térmica muito maior, de abafamento, em função da umidade relativa do ar que está bastante elevada.
Na Argentina, mais uma semana parecida com as que vem sendo registradas ao longo do verão, ou seja, dias de pouca chuva e forte calor como prevêem os modelos matemáticos do Serviço Meteorológico Nacional (SMN). Para os próximos dias, o cenário não muda quase nada. Tem previsão de pancadas pelo país, mas com volumes pequenos em sua maioria e insuficientes para repor o deficit hídrico.
A tendência é de que que apenas ao longo do outono e inverno, devido ao fim da La Niña e o retorno da normalidade climática, conforme previsão do IRI, se dará o início da reposição dos corpos hídricos no sul da América do Sul.