Um dos maiores eventos do setor de sementes no Brasil, o XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), inicia nesta terça-feira, 10, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), até sexta-feira, 13.
Sob o tema “Semente: matéria-prima da sustentabilidade”, o congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates).
O CBSementes já se consolidou como uma referência na pesquisa e produção de sementes, atendendo às demandas atuais do setor e oferecendo uma ampla gama de benefícios para profissionais, produtores, pesquisadores, acadêmicos e empresários.
Mais sobre o insumo em Tratamento de sementes da soja movimenta R$ 3,6 bilhões
O evento promove a atualização técnica e científica, além de fomentar a colaboração para enfrentar os desafios do setor.
Durante quatro dias, debateremos os principais desafios e oportunidades do setor, estimulando a colaboração em temas como sustentabilidade, inovação tecnológica e qualidade das sementes.
Fernando Henning, presidente da Abrates
Programação
A programação inclui mais de 50 palestras, painéis, mesas-redondas e 750 trabalhos científicos, além da participação de 34 expositores.
Entre os destaques, quatro simpósios paralelos: Tecnologia de Sementes Florestais, Sementes de Espécies Forrageiras, Patologia de Sementes e Análise de Sementes, promovendo intercâmbio de conhecimento e práticas entre os participantes.
Como novidade, o evento lança o Espaço Journal of Seed Science (JSS), uma sessão especial dedicada à apresentação de artigos científicos selecionados pelo Comitê Científico e publicados no JSS nos últimos dois anos.
Ao todo, serão realizadas oito apresentações de 30 minutos cada, distribuídas ao longo do congresso.
No primeiro dia, ocorre a solenidade de abertura seguida de debates sobre políticas públicas, mercado de carbono e restauração ambiental, temas centrais para o futuro do setor.
A programação inclui também discussões sobre gestão e produtividade empresarial.
Fabiano Zanzin, CEO do Instituto Brasileiro de Gestão e Liderança (IBGL-Brasil), discutirá “Cultura de Gestão com Foco em Execução e Produtividade”.
Nos dias seguintes, serão abordados tópicos como produção de sementes, desde soja até regiões específicas como o Mato Grosso, além de secagem e beneficiamento de sementes, com foco nos avanços e desafios para a qualidade e eficiência da produção.
O segundo dia será aberto pela palestra de Eleri Hamer, business advisor e talent hunter, que falará sobre “Liderança e Gestão em Tempos de Escassez de Talentos”.
Logo após, será realizada a primeira Reunião Nacional das Comissões Estaduais de Sementes e Mudas (CSMs), que abordará os desafios regionais e unificação de discussões no mercado de sementes.
“O encontro visa destacar o papel consultivo das CSMs junto ao Ministério da Agricultura,” afirma Henning.
No terceiro dia, o foco será em branding, armazenamento, mercado e tratamento de sementes, além de inovações tecnológicas. Um painel dedicado ao On Farm trará discussões sobre o cenário atual e perspectivas futuras, com atenção especial às sementes de algodão.
No último dia, será realizada uma palestra sobre biotecnologia, com destaque para a edição gênica, seguida de uma atualização sobre o mercado de plantas ornamentais, proferida pela pesquisadora da Embrapa Soja, Liliane Mertz Henning.
A premiação dos trabalhos na Sessão Pôsteres também está programada, além de um Espaço de Avanço Tecnológico para demonstração de inovações durante os intervalos.
Simpósios
Cada dia contará com um simpósio específico. No primeiro dia, o 12º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais discutirá políticas públicas, mercado de carbono, restauração ambiental e oportunidades financeiras no mercado de sementes florestais.
No segundo dia, o 16º Simpósio de Patologia de Sementes abordará a crescente necessidade de alta qualidade sanitária das sementes, além do lançamento do livro “Patologia de Sementes: Da Ciência Básica à Aplicação”.
No terceiro dia, o V Simpósio de Sementes de Espécies Forrageiras discutirá as perspectivas do mercado, serviços ambientais e certificação socioambiental.
O quarto dia será marcado pelo 1º Simpósio de Análise de Sementes, com temas como biotecnologia, beneficiamento e legislação.
Público
Voltado para pesquisadores, agrônomos, produtores rurais, acadêmicos, representantes de empresas do setor agrícola e formuladores de políticas públicas, o CBSementes reforça o compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de sementes.
O evento é promovido pela Abrates, com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores.
Fonte: Abrates