Autoridades, lideranças e representantes do agronegócio, estiveram reunidas no dia 13 de junho, em Santa Cruz/RS, para celebrar os 75 anos do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco). Fundado em 24 de junho de 1947, em Santa Cruz do Sul, a entidade representa e defende o interesse comum de 14 empresas associadas.
O presidente da entidade, Iro Schünke, recebeu os convidados juntamente com a atual diretoria e relembrou momentos marcantes e focos de atuação do SindiTabaco: a sustentabilidade da cadeia produtiva, assuntos regulatórios e visibilidade do setor.
Iniciativas do sindicato
De acordo com o executivo, são muitos os exemplos de iniciativas que têm inspirado outras cadeias produtivas e setores. Do incentivo ao reflorestamento e preservação da mata nativa, à proteção a criança e do adolescente e iniciativas voltadas à logística reversa e a saúde e segurança do produtor, nesses 75 anos e, em especial, nas últimas três décadas, a inovação e o pioneirismo pautaram as ações do sindicato, voltadas a áreas que hoje são referidas como ESG – sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
“Temos inciativas à frente da legislação e que já completam duas a três décadas de existência. Seguiremos inovando na busca de práticas que assegurem a manutenção da qualidade e a integridade do produto, para que sigamos na liderança do mercado mundial de tabaco”, projetou Schünke, que encerrou com otimismo: “Rumo aos 100!”
Fonte: SindiTabaco