Com 100% da área de 336 mil hectares de soja já plantada, as condições gerais são animadoras na regional de Cornélio Procópio, no Paraná. Cerca de 10% das lavouras estão em condições médias e 90% em boas, sendo que 50% estão em fase em desenvolvimento vegetativo e os outros 50% em floração.
De acordo com Paulo Mileo, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, as chuvas têm sido aliadas fundamentais no processo, ocorrendo de maneira adequada, com distribuição satisfatória nos locais que mais precisam.
O total de chuvas no mês de novembro, segundo dados fornecidos por Mileo, atingiu a marca de 502 milímetros. Essa quantidade é distribuída ao longo dos 23 municípios que compõem a regional, com uma média mensal de 45 milímetros.
Leia mais: Comercializações de milho e soja bem devagar no MT
“Os agricultores estão otimistas com a qualidade do solo e as condições climáticas que estão favorecendo o crescimento vigoroso das plantas”, relatou. A estimativa de produtividade é de 1.149 quilos por hectare.
A meteorologia indica para os próximos dias um alerta Laranja, com uma onda de calor. As temperaturas devem ficar na casa dos 30 graus e no fim de semana a previsão estima pancadas de chuva.
Fonte: Agência SAFRAS