O cultivo de soja na Campanha gaúcha será tema de evento no mês de agosto, em Bagé/RS. A cada safra, a lavoura da oleaginosa se firma como fator importante no desenvolvimento e na diversificação da economia regional. Segundo dados do IBGE, na safra 2021/2022, foram colhidas 515.148 toneladas do grão em uma área plantada de 287.500 hectares, praticamente três vezes mais do que há dez anos.
Em busca de soluções e tecnologias para ampliar a produtividade e superar o déficit hídrico no cultivo, a Associação e Sindicato Rural de Bagé vai reunir especialistas e autoridades no 9º Simpósio da Soja na Região da Campanha – Novas Fronteiras para Novas Respostas, dias 2 e 3 de agosto. Gratuito, o evento pretende receber produtores da Campanha, Fronteira e região Central na sede do Sindicato e, ainda, reunir produtores de outras regiões do estado e do país no formato online. As inscrições podem ser feitas pelo site, com opções para participação presencial ou online.
Programação
A palestra de abertura será com Antônio da Luz, economista-chefe do Sistema Farsul, sobre o panorama atual do mercado da soja. O Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Domingos Antonio Velho Lopes, vai falar sobre a atual realidade da irrigação no estado.
A ocorrência de episódios La Niña será o assunto do professor da UFPEL, Douglas da Silva Lindemann. Para o coordenador do evento, Felipe Dias, abordar a escassez hídrica é inevitável, visto que a falta d’água é uma realidade na região. Também na programação, o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, vai detalhar o Programa Duas Safras, que visa incrementar a safra de inverno e otimizar a produção o ano inteiro.
Ainda sobre a temática do déficit hídrico, o especialista em manejo e conservação do solo e da água, Antoniony Severo Winkler vai falar como funciona o uso da geotecnologia na gestão da água; e o engenheiro agrônomo Marlon Ouriques Bastiani vai abordar o combate ao caruru, praga que vem preocupando os produtores.