Como implantar uma lavoura numa área degradada? Isso não é uma atividade simples, mas tem jeito. Saiba os procedimentos para iniciar o plantio de culturas de grãos em áreas de primeiro ano, como o caso de um terreno de pastagem degradada, em artigo veiculado na edição de dezembro da A Granja.
No texto de Décio Karam, integrante do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, e Emerson Borghi, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, destacam o passo a passo para a transformação do solo.
“Todo o processo demanda planejamento. A identificação das causas da degradação, sua magnitude e o potencial de intensificação devem ser analisados caso a caso. A primeira observação a ser considerada na área refere-se ao processo que será feito para a pastagem.”
Segundo os pesquisadores, existem quatro níveis de identificação da degradação da pastagem, que consideram: “Cobertura de solo, fertilidade, produção de forragem e a taxa de lotação (animais/hectare) que estão ocupando atualmente, verificando se houve redução em algum destes indicadores, desde a implantação da pastagem”.
Leia o artigo completo clicando aqui.
2 Comentários
Bom dia
Gostei do tema mas precisava ser mais detalhado de como fazer
orientando mais o produtor
Olá, tudo bem? Obrigada pelo seu retorno. A reportagem completa está na revista, neste link: https://edcentaurus.com.br/agranja/edicao/876/materia/11624 . Abraço e feliz 2022!