A pecuária, principalmente a brasileira, enfrenta constantemente ataques quando o assunto é emissão de gases de efeito estufa. O coordenador da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul e ex-professor da Ufrgs, José Fernando Piva Lobato, garante que, na realidade, a pecuária faz bem para o meio ambiente, se bem conduzida.
A afirmação foi feita durante entrevista a José Arthur Martins no programa A Hora do Boi, no canal A Granja Total Agro no Youtube. “É preciso ter oferta de forrageiras de qualidade, não só ter pasto, mas ter um bom pasto. Produzir mais melhor e enriquecer o ambiente pela captação de carbono”, afirma o especialista.
Confira abaixo a íntegra do programa.
Na atração, que tem novos episódios todas as quintas-feiras ao meio-dia, Lobato afirmou também que a monetização dos créditos de carbono, possível através do trabalho realizado na pecuária brasileira, é uma questão de tempo, mas será um ganho marginal. “O grande ganho do pecuarista será um produto certificado, com origem em uma produção que beneficia e protege o meio ambiente.“
Leia também: Américas perto de feito inédito em saúde animal