Na madrugada desta sexta-feira (25/3), o Brasil registrou os primeiros nascimentos de animais da raça Speckle Park. Dois bezerros machos chegaram na Fazenda São Luiz, de Renato Junqueira Pimenta, em Santa Fé de Goiás (GO).
Corte
A raça conquista terreno em diferentes estados. Pois é mais uma ferramenta para a produção de carne e, em 2022, terá os primeiros exemplares registrados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC).
Segundo o sócio-diretor da empresa Speckle Park Brasil — criada para fomentar o uso da raça no país —, Ricardo Monteiro, outros exemplares devem nascer nos próximos meses, entre março e abril, como parte do programa de nacionalização da raça. “Estamos muito orgulhosos desse acontecimento e acreditamos que é apenas o primeiro passo de um programa que foi feito com um planejamento de longo prazo”, afirma.
Cruza
O bovino Speckle Park é resultado da cruza de raças Shorthorn (28%), Angus (20%), Galloway (15%), Lineback (15%), White Park (15%), Highland (5%) e Jersey (2%). Foi desenvolvido na província de Saskatchewan, no Canadá.
Os exemplares têm, em sua maioria, pelagem branca e preta e são extremamente dóceis. O registro da raça foi delegado pelo Ministério da Agricultura à ANC em 2021. Este foi o ano em que os primeiros embriões e doses de sêmen foram importados.