A pandemia do Coronavírus tem mudado tudo, inclusive as relações comerciais entre os países e por que não dizer entre as pessoas. Durante anos, os Estados Unidos foram o principal parceiro comercial do Brasil, apesar de sempre termos mais comprado do que vendido. Hoje é a China, para quem mais exportamos do que importamos. Vai continuar assim?
Não é possível cravar. O presidente Xi Jinping deseja que a China seja autossuficiente em 100% na carne de frango e ovos, 95% na carne suína, 85% na produção bovina e 70% no leite. Com esses números, o panorama fica bem claro. Para quem possui o quarto maior rebanho bovino, esta perspectiva de redução drástica para a carne de boi não parece fora da realidade.
“É verdade, como fazenda de porte médio, temos pouco peso no mercado. Por isto devemos voltar aos assuntos dos ‘clusters regionais’ e dos nossos ‘pools de compra e venda’”, avalia o colunista da Revista AG e consultor internacional, Francisco Vila. O que isso significa?
Friendshoring é necessário
Que sua fazenda também necessita de friendshorings. “Vamos elaborar uma lista com os nomes de quem costumamos ter relação comercial com menor estresse. Pois o preço não é o único nem o exclusivo critério de compra e venda”, explica. A busca por fidelização será uma constante.
Quer ficar antenado em temas que impactem seu negócio dentro e fora da porteira, leia a coluna “Na Varanda” publicada mensalmente na Revista AG.