Da mesma safra de lendas como Luiz Alberto Fries, fundador da Gensys, Antônio Carlos Olabarriaga Cabistani ou apenas Tonho Cabistani, como é mais conhecido nos pampas gaúchos, é o mais novo integrante do time de colunistas de peso da Revista AG, título de pecuária do conteúdo multiplataforma A Granja Total Agro.
Formado em Medicina Veterinária no ano de 1987 pela PUC-RS, onde nasceu a primeira faculdade de Zootecnia da América Latina do Sul, Tonho é sempre muito direto, sincero e promete discutir temas que ajudem os pecuaristas a se adaptarem aos maiores desafios da atualidade.
Tonho se especializou na área de Reprodução animal ainda em 1987, iniciando as atividades de I.A.T.F.L (Inseminação Artificial em Tempo Fixo por Laparoscopia), em 1991. Poucos sabem, mas foi na reprodução de ovinos que nasceu a tecnologia que conhecemos hoje como IATF.
Fez parte do corpo docente da PUC-RS, sendo esse o ponto de partida para desenvolver ensaios de Sincronização de Cio em bovinos e pioneiro na adaptação do protocolo de IATF de Ovinos para Bovinos.
Foi assim que fundou, em 1991, a CORT Genética Brasil, que hoje produz, importa e exporta genética para todo o Brasil e mais de seis países. De acordo com o novo colunista, a central é pioneira na utilização de marcadores moleculares no Brasil e defensora ferrenha do conceito de “Genética Adaptada e Funcional”, tema que será recorrente em seus textos.
Seja bem-vindo, Tonho!