Tecnicamente, a colheita do trigo está encerrada no Rio Grande do Sul. O balanço da safra é positivo no Estado, diante da boa produtividade, da qualidade do produto e da boa remuneração. Os dados referem-se às regiões de de Santa Maria, Soledade, Pelotas, Bagé e Caxias do Sul.
Os dados estão no Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (09/12) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Na região de Santa Maria, o rendimento médio chegou a 3 mil quilos por hectare. O padrão de qualidade dos grãos é muito bom, favorecido pela diminuição da umidade.
Já nas regionais de Soledade e Pelotas, a produtividade média alcançou 3,2 mil quilos por hectare na primeira e variou entre 2,4 mil e 3 mil quilos por hectare na segunda. No entanto, em algumas localidades o rendimento chegou até a 4,3 mil quilos por hectare.
Na região de Bagé, ainda há atividade de colheita na Campanha. A produtividade oscila entre 1,8 mil quilos e mais de 3,6 mil quilos por hectare. A qualidade dos grãos corresponde a patamares desejados pela indústria.
Na região de Caxias do Sul, é boa a qualidade de grãos. E o rendimento médio chega a 3,6 mil quilos por hectare.
Na região de Bagé, a colheita da aveia branca na Campanha encaminha-se para a finalização. Os rendimentos têm variado entre 1,5 mil e 2,1 mil quilos por hectare, em decorrência da sensibilidade às doenças – principalmente a ferrugem – das cultivares utilizadas.
1 comentário
Gostaria de saber a produçãototal e a média no estado RS. A informaçãoestámuito atrasada. Não tenho nenhum dadode Não-Me-Toque e da região de abrangência da Cotrijal.