O agronegócio tem papel importante na geração de empregos. Afinal, é responsável pela geração de um a cada três postos de trabalho no país. Essa característica do setor, além do crescimento que vem apresentando nos últimos anos, atraiu o olhar de uma empresa catarinense, que desenvolveu uma ferramenta para promover o empreendedorismo no campo, através de uma forma colaborativa de comercializar sementes e insumos para agricultura, pecuária, e seguro agrícola.
A Produce se apresenta como uma porta de entrada para quem quer iniciar no agro e um atrativo, também, para quem já é do ramo mas busca maiores ganhos e independência financeira. O modelo de negócio funciona na base do relacionamento, onde os producers (como são chamados os consultores) oferecem o portfólio de mais de 500 produtos para vizinhos e conhecidos, de forma direta, uma releitura do que fazem as empresas de cosméticos com o “porta a porta”. As operações ocorrem via aplicativo, da indústria para o produtor. A empresa se encarrega da avaliação de crédito, entrega e cobrança. O crescimento em 2022 foi de mais de 300%.
Consultor da Produce há pouco mais de um ano em Maripá (PR), Hansi Kurtz conta que o formato diferenciado de comercialização vem sendo bem recebido pelos produtores rurais. “O agricultor costuma ser desconfiado, mas assim que ele começa a conhecer o nosso trabalho os resultados começam a aparecer.” Kurtz, que é ex-caminhoneiro, relata que aplica no dia a dia a vivência de 22 anos nas estradas. “Eu conheci gente diferente, com pensamentos diferentes e fiz amizades. Ter relacionamentos é o primordial, as pessoas vão te indicando”. Kurtz destaca os treinamentos, palestras e encontros que participa e quer se especializar mais.
Em campo
Para levar a oportunidade a mais empreendedores, começou em junho o Produce em Campo. Uma iniciativa na qual o diretor executivo e cofundador da empresa, Guilherme Trotta, tem percorrido oito estadospara mostrar o modelo de negócios e ganhos. “Desde que começamos a atuar, em 2019, temos vários exemplos de pessoas que conseguiram se organizar. Agora estamos levando aos quatro cantos do Brasil essa porta de entrada, para quem quer se juntar ao nosso time de sete mil consultores, independente de idade, profissão ou da região em que reside. A participação das mulheres também é importante e muito bem-vinda”.
Trotta reitera que a empresa qualifica quem já é do agro e prepara aqueles que vêm de outras áreas, sem gastos. “O consultor também presta assistência ao produtor. Para isso, transmitimos conhecimento técnico, de produto, comercial e financeiro para formar verdadeiros profissionais. Ele passa a ser uma empresa de negócios, sem pagar e nem comprar nada para iniciar as vendas, o que nos interessa são os relacionamentos dele, seus contatos e seu bom atendimento”. Também especialista em marketing, Guilherme Trotta ressalta que muitos negócios realizados no agro são fechados na palavra e pela confiança, o que aumenta a responsabilidade da empresa. “O nosso cliente gosta de comprar de uma pessoa próxima e que ele confia, para decidir os produtos que serão utilizados na propriedade”.