O tabaco é cultivado em 222 municípios do Rio Grande do Sul. Em 2021, o valor bruto da produção (VBP), gerado dentro das propriedades que cultivam a matéria-prima alcançou R$ 3 bilhões. O total das exportações de tabaco produzido no Estado movimentou US$ 1,33 bilhão. Somente no ano passado, o grão foi destinado a mais de 100 países.
Colheita
Nesta quinta-feira (28) houve a 4ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco. O evento ocorreu na propriedade de Oladi e Marli Schroeder, na região do Vale do Rio Pardo.
A perspectiva de produção é positiva para o ciclo 2021/2022. Na safra 20/21, foram produzidas 283 mil toneladas, respondendo por 45% da produção do Sul do país.
O presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, destacou que o produto, junto da soja, é um dos principais exportados pelo Rio Grande do Sul. Portanto, tem uma contribuição socioeconômica relevante para os municípios e estados que cultivam a matéria-prima.
“Somos o maior exportador mundial há 28 anos.”
Iro Schünke
Expectativa
Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, as lavouras estão com desenvolvimento favorável. Ele destaca as regiões que plantaram com antecedência. “Se houver tempo mais firme a partir de agora, temos condições de repetir a produtividade da última safra, que foi muito boa. De cerca de 2,3 mil quilos por hectare”, calcula Werner.
O fumo destaca-se por estar entre as dez principais atividades da agropecuária do RS. As lavouras são desenvolvidas principalmente por agricultores familiares.
Sendo que, na safra 2020/2021, mais de 70 mil famílias rurais gaúchas lidam no processo produtivo. Cerca de 300 mil pessoas trabalham diretamente na produção, industrialização e exportação de tabaco.
Câmara Setorial
A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, lembrou que a Secretaria reativou a Câmara Setorial do Tabaco. O representante da Afubra, Romeu Schneider, é o coordenador do grupo.
A organização do evento foi da SEAPDR, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) e Prefeitura de Vale do Sol.
Foto de capa: Sinditabaco/Divulgação