Nas fazendas de criação de animais, um item imprescindível são as cercas pecuárias, que devem ser analisadas criteriosamente antes da instalação, garantindo que cumpram seu papel e evitem prejuízo aos pecuaristas.
Nesse sentido, ao investir em uma cerca, o primeiro passo é identificar sua finalidade e as características do local onde será realizado o cercamento. Estas informações contribuem para a definição do material ideal a ser utilizado.
Por exemplo, caso se trate de uma cerca de divisa de propriedade, divisão de pasto ou cerca de divisa com uma estrada, via ou rua, ela deve ser regulamentada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
O arame farpado, por exemplo, é geralmente utilizado em regiões de relevo montanhoso e com desníveis acentuados dentro de uma propriedade, uma vez que ele acompanha tais desníveis.
Já os arames lisos, normalmente são utilizados em extensões maiores de terra com relevo mais plano, enquanto os arames para cercas elétricas, são uma ótima opção de custo-benefício para divisões de áreas de pastagem. Ademais, é fundamental ter conhecimento sobre o clima da região.
Em ambientes mais agressivos, como litoral, regiões com chuvas ácidas ou alagadiças, faz-se necessário o uso de arames com camada pesada de zinco, que oferece uma proteção superior contra corrosão. Além da camada de zinco, existem outras diferenças entre os arames que devem ser levadas em consideração: o diâmetro, a classificação de resistência à tração e tipo de torção.
Outro fator a ser observado para a escolha das cercas pecuárias ideais para a fazenda é o tipo de animal que será inserido no local: se é de médio ou grande porte, se é uma raça agressiva ou mansa, para que tudo saia conforme o planejado.
Para raças mansas, não é necessário a utilização de muitos fios de arame. É possível utilizar apenas o arame farpado de 250 kg. Entretanto, se o objetivo é o bem-estar animal está opção deve ser substituída por outra indicada por um técnico de confiança.
Já, se forem raças mais ariscas como as zebuínas, o mais indicado é a cerca de arame liso com, pelo menos, cinco fios, já que este material oferece mais resistência comparado à uma cerca menor.
Impacto das cercas pecuárias nas fazendas
De um modo geral, o cercamento ideal para a fazenda exige um produto resistente e fabricado de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelecem os requisitos para a encomenda, fabricação e fornecimento do arame, a partir das respectivas classes e categorias de zincagem. É preciso observar, no momento da compra, se na embalagem consta o número da norma NBR do produto.
Fonte: Assessoria de Imprensa