O cenário da pandemia alterou hábitos de consumo de vinhos no mundo. E o Brasil foi um dos países de maior mudança. Para se ter uma ideia, a venda de vinhos bateu recorde no primeiro semestre deste ano no país. De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), o consumo da bebida alcançou 41,15% em relação ao mesmo período em 2020.
Ou seja, passou de 10,8 milhões de litros para 15,2 milhões de litros consumidos no primeiro semestre. O número é muito próximo dos 15,4 milhões de litros consumidos ao longo de todo o ano de 2019.
Espumantes

A venda de espumantes também cresceu. Os tipos brut e moscatel, por exemplo, tiveram aumento em 2021 de 52% e 43%, respectivamente. A alta do dólar – que encarece o produto importado – e o aumento da qualidade do vinho nacional ajudaram nesse salto positivo para as bebidas nacionais. Especialmente para as da Vinícola Guatambu, localizada em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha.
A marca teve um incremento nas vendas bastante considerável nos últimos 2 anos. Em 2020, os números já haviam subido em 31% na comparação com 2019. Mas em 2021, quando comparado com igual período ao ano passado, a alta chegou a 49% na comercialização de vinho.
A soma da expansão de 2020 e 2021 chega aos 80% do faturamento bruto. Resultado sobretudo da venda de vinhos e espumantes. A informação é de Gabriela Pötter, agrônoma e enóloga da Guatambu.
“A Guatambu investiu muito em tecnologia, pesquisa e equipamentos avançados para produção de espumantes de alta qualidade. O processo já inicia diferenciado ao resfriarmos as uvas antes da prensagem a 5ºC. Isto nos garante um salto de qualidade, pois preserva todos os aromas e sabores das uvas, evitando oxidações.”
Gabriela Pötter
Selo Ip
Embora a região da Campanha no RS produza vinhos há pouco mais de 40 anos, recentemente ganhou o selo IP (Indicação de Procedência). Ele atesta o “terroir” do vinho. Ou seja, é uma espécie de selo de qualidade e originalidade.
A certificação é fruto de pesquisas de cinco anos, estudos de um grupo interdisciplinar sobre a região, em um projeto liderado pela Embrapa Uva e Vinho (RS). Depois, foi analisado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Identidade
Recentemente, a empresa lançou a nova identidade visual dos espumantes. Segundo a vinícola, representa a cultura do Pampa Gaúcho, como também os novos tempos da Vinícola, com foco maior na marca Guatambu.
A Estância Guatambu é uma empresa familiar com atuação no agronegócio desde 1958. Atualmente, está sob o comando da terceira geração. Visando diversificar seus produtos, iniciou em 2003 o projeto de produção de uvas viníferas, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. Em 2013, inaugurou a Vinícola Guatambu.
Com informações de Tati Feldens