Está aberta até 10 de julho a votação do Plano Plurianual do Governo Federal 2024/2027. Trata-se de uma iniciativa que prevê a participação de pessoas, conselhos, associações, sindicatos e organizações não-governamentais para a escolha dos temas prioritários para serem inseridos no PPA.
Cada cidadão pode escolher até três programas preferenciais para serem inseridos entre as prioridades do governo nos próximos anos. Para votar, basta entrar com a conta gov.br no site brasilparticipativo.presidencia.gov.br e escolher entre as sugestões existentes ou ainda fazer uma nova proposta.
Circula em alguns grupos de mensagens do segmento rural o pedido para votar no programa de Defesa Agropecuária. O programa não está na lista oficial das propostas da presidência e, sim, dos temas sugeridos pela sociedade. Conforme descrito no site, “trata sobre a atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária para assegurar a sanidade animal, a qualidade, as práticas leais de produção e de comércio de produtos agropecuários”.
Atualmente, a defesa agropecuária está no Plano Plurianual, mas conforme informações de funcionários do Mapa, há a intenção do governo de levar o tema para um grande pacote de ações dentro do ministério. Isso tiraria o protagonismo da atividade justamente em um momento que o Brasil aumenta sua participação no mercado internacional de produtos agropecuários. “Deixar esse tema junto com tantas outras atividades do Mapa poderia embaçar a real importância da defesa para o crescimento do agro brasileiro”, disse a fonte, que preferiu não se identificar.
Para votar no programa de Defesa Agropecuária, clique aqui.
Veja os principais temas que têm ligação com o agro, além da Defesa Agropecuária, propostos pelo governo.
Segurança alimentar, nutricional e combate à fome (mais votado até agora)
Produção agropecuária sustentável
Enfrentamento à Emergência Climática
Pesca e aquicultura sustentáveis
Agricultura familiar e agroecologia
Leia também: No RS, Fávaro destaca acesso a mercados