O deputado Zucco (REPUBLICANOS/RS) cobrou formalmente uma ação por parte do governo de Eduardo Leite (PSDB/RS) nessa segunda-feira (23) com relação ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) armado nas proximidades dos municípios de Bagé e Hulha Negra.
Desde quinta-feira (19) o MST está acampado por lá e ameaçando realizar uma invasão a qualquer momento, de acordo com o deputado. E, conforme apurado pela reportagem d’A Granja, produtores rurais de Bagé também estão de prontidão para resistir a uma possível investida dos membros do grupo invasor. O clima, portanto, é de tensão.
Leia mais: MST causa tumultos na Região Sul no final de semana
Bagé conta com uma população estimada de pouco menos de 118 mil habitantes, de acordo com o último sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E Hulha Negra, menos de 6 mil. Ambos os municípios ficam a menos de 30km de distância um da outro.
Por conta do temor de que o pior possa acontecer no momento em que o MST decidir invadir, o deputado se colocou à disposição do governo do estado para prestar qualquer esclarecimento referente à atual situação na região e ainda solicitou ao governador que peça auxílio aos militares para lidar com a situação e garantir a segurança dos moradores dessas duas cidades.