O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta valor superior a R$ 100 bilhões ao ano. Gera mais de 4 milhões de empregos no campo.
Para estimular o consumo do produto, ocorrerá a Campanha da 1ª Semana do Leite, na primeira quinzena de novembro. “Temos a segurança do abastecimento e da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros. Estamos partindo para um tempo em que seremos um player no mercado internacional de lácteos.”
É o que afirma o presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Ronei Volpi. “Há pouco mais de 20 anos, éramos o maior importador mundial de lácteos.
A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, por causa dos seus nutrientes. Também para a economia, pois gera empregos diretos e indiretos. Além de zelar pelo meio ambiente, através da boa alimentação e do bem-estar animal. Ainda, é essencial para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.
Campanha
A 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) teve como tema a Campanha. O encontro realizou-se na sexta-feira, 17. O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.
Em mensagem, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou a relevância do segmento para o país. “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional. Além disso, gera emprego e renda para milhares de brasileiros. Isso em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor.”
Reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica deste alimento e seus derivados. Segundo a ministra, este será um dos objetivos da 1º Semana do Leite.
Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades.
Tereza Cristina
A ministra destacou que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. “Estamos preparando mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos no Brasil.” A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual do segmento. “O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros. Alimentam as pessoas e a economia.”
Potencial
O secretário-adjunto de Política Agrícola do Mapa, José Ângelo Mazzillo Júnior, garantiu que o Mapa não mede esforços para apoiar o setor. “Temos a convicção de que o Brasil tem potencial para ser a maior bacia leiteira do mundo”, disse.
Esse evento vai ajudar a criar esse ambiente pró-leite, que a gente precisa resgatar e potencializar.
José Ângelo Mazzillo Júnior
A campanha foi construída de forma coletiva após diversas reuniões. Participam do projeto: representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Também fazem parte as cooperativas, indústrias e produtores, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros.
“Acredito que estamos fazendo história e que essa ação será a primeira de várias que virão. Temos toda a capacidade de mostrar que o nosso setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho que está para ser iniciado é um exemplo disso”, disse o consultor da Câmara Setorial, Marcelo Martins.
Fonte: Mapa