O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) registrou expansão de 7% no número de animais avaliados em 2022. Ao todo, 20.269 exemplares da geração 2021 foram avaliados à desmama. Em 2021, esse montante era de 18.934 bovinos da geração 2020.
Atualmente, o programa coordenado pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) possui um banco de dados com 1.357.148 animais inscritos das raças Aberdeen Angus, Brangus, Hereford, Braford, Devon, Canchim, Charolês e Ultrablack.
Coordenador do Promebo, Laerte Rochel, destaca que o crescimento é reflexo da conscientização dos pecuaristas sobre a importância dos dados na escolha de reprodutores. Assim como as avaliações, o quadro de associados da ANC também computou alta de 10%, totalizando 922 criadores.
“Os números mostram que os criadores estão buscando ter em mãos informações de seus animais para a tomada de decisões mais assertiva, mantendo em seu plantel apenas aqueles com as aptidões almejadas. Em conjunto com a avaliação fenotípica, o programa de melhoramento é a chave para um rebanho melhorador e mais rentável”, acrescenta.
Segundo o superintendente suplente de registros da Associação, Braulli Ferrari, a entidade vem trabalhando de forma consistente para fornecer aos criadores subsídios que facilitem a seleção.
“Além do Origen, ferramenta lançada em 2021 e que reúne em único sistema informações sobre registro genealógico e dados de melhoramento, nós fomentamos diversas palestras e cursos a fim de auxiliar os pecuaristas a visualizarem as informações e saberem colocá-las em prática”, pondera.
Promebo reúne oito raças e bubalinos
O PROMEBO é a sigla para Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne e também é um dos mais antigos programas de melhoramento bovino brasileiro. Fundado em 1974, a partir da tese de mestrado do Dr. Luiz Alberto Fries, completou 40 anos de trabalhos ininterruptos no ano de 2014. Possui um banco de dados superior a 1 milhão de animais das raças Aberdeen Angus, Brangus, Hereford, Braford, Devon, Shorthorn, Charolês, Simental e Bubalinos.